Patrick Winkler confirma participação na maior ultramaratona aquática da Europa

Nadador de Ubatuba (SP) participa do desafio de 20 Km do Swim GP em Portugal

KATARINE MONTEIRO LUIS VIANA
03/07/2025 12h58 - Atualizado há 8 horas

Patrick Winkler confirma participação na maior ultramaratona aquática da Europa
Foto: Divulgação
Veterano das maratonas aquáticas, Patrick Winkler, CEO do Grupo Swim Channel e nadador de Ubatuba (SP), está pronto para encarar o maior desafio de sua trajetória nas águas abertas: os 20 km do Swim Grand Prix de Portugal, marcada para o dia 19 de julho. O atleta embarca no próximo dia 16 rumo à Europa, onde testará seus limites em uma das ultramaratonas aquáticas mais exigentes e emblemáticas do continente.

Patrick tem se preparado intensamente para a prova sob a orientação do head coach Marcos Lacopi, com treinos intensivos no mar e na piscina. Em 2024, o nadador conquistou o título da Fuga das Ilhas, uma das provas mais tradicionais do Brasil, e foi vice-campeão dos 5 km no maior festival de águas abertas do país, o Rei & Rainha do Mar, realizado na praia de Copacabana (RJ).


Além da distância inédita, o desafio europeu reserva outros obstáculos. As águas geladas de Portugal, abaixo dos 18°C,  e a peculiaridade do percurso, que mescla 50% de água doce e 50% de água salgada, exigem ainda mais preparo físico e mental. A largada será em frente ao icônico Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa, com chegada na Praia dos Pescadores, após a travessia pelos municípios de Oeiras e Cascais.

Para auxiliá-lo na travessia, Patrick contará com o apoio fundamental da esposa e parceira de esporte, Catarina Ganzeli Winkler. Ex-atleta da seleção brasileira de maratonas aquáticas e vice-campeã geral da mesma prova em edições anteriores, ela será sua caiaque-guia durante toda a ultramaratona.

“Embora seja um atleta experiente, sempre realizei provas de até 10 km. Esta será a primeira vez que nadarei 20 km, mas tenho confiança na minha preparação e capacidade. Conto também com a experiência da Catarina no caiaque para fazer uma prova intensa”, comenta Patrick.

O desafio de Patrick acontece em um contexto de forte tradição europeia nas águas abertas. Desde que a modalidade passou a integrar o programa olímpico, nos Jogos de Pequim 2008, atletas do continente conquistaram 90% das medalhas em disputa.

A Europa, que lidera em número de nadadores e patrocinadores nos eventos de águas abertas, sedia neste mês de julho o Swim GP com recorde de participação: são 100 atletas inscritos para os 20 km. A ultramaratona aquática conta com maior número de inscritos na Europa e com atletas vindos de diversos países: Portugal, Espanha, Finlândia, Itália, Brasil, Alemanha entre outros. 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Katarine Monteiro Luis Viana
[email protected]


FONTE: Foto: Divulgação
Notícias Relacionadas »