Geni Núñez participa de encontro com professores em Ribeirão Preto neste sábado (17)
Verbo Nostro
15/05/2025 13h19 - Atualizado há 1 dia
Geni Nuñez_Foto Karime Xavier
Atividade com a ativista indígena faz parte da formação do “Era Uma Vez...Brasil” - projeto de arte-educação que, neste ano, debate o legado dos povos originários na construção da história do país Ribeirão Preto (SP), 15 de maio de 2025 – A ativista indígena guarani, escritora e psicóloga Geni Núñez estará em Ribeirão Preto neste sábado, 17 de maio, para conduzir uma formação com professores da rede pública de ensino das cidades de Ribeirão Preto, Serrana e Brodowski. O encontro acontece das 8h30 às 12h no Centro Étnico-Racial (Rua Goiás, 1.072, Campos Elíseos), com o tema “Pindorama e Brasil: o legado de lutas e resistências indígenas”. A atividade faz parte da programação da 9ª edição do projeto de arte-educação “Era Uma Vez…Brasil”, voltado a professores de História e estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental. Neste ano, o projeto aborda a importância das populações indígenas e afro-brasileiras na formação da identidade nacional, propondo uma releitura crítica da história oficial contada sob perspectiva colonial. Geni Núñez é uma das principais referências no debate sobre descolonização do pensamento e resistências indígenas no Brasil. Doutora pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e atualmente pós-doutoranda no Instituto de Estudos Avançados da USP, é autora de “Descolonizando afetos: Experimentações sobre outras formas de amar” (2023) e “Felizes por enquanto” (2024), além de atuar ativamente em comissões de direitos humanos e articulações indígenas no país. Para o coordenador do projeto, Guilherme Parreira, receber a ativista em Ribeirão Preto é uma oportunidade de fortalecer o papel transformador da educação. “A presença de Geni Núñez representa não só o reconhecimento da potência dos saberes indígenas, mas também um convite à escuta, ao diálogo e à reconstrução da nossa forma de ensinar História”, afirma. Parreira destaca que o encontro deste sábado busca provocar reflexões profundas sobre a formação do Brasil — não apenas como nação, mas como um espaço marcado por resistências e memórias silenciadas. “Momentos como este renovam o compromisso do projeto ‘Era Uma Vez…Brasil’ com uma releitura crítica da história, pautada no respeito, na escuta e na valorização das vozes originárias.” Sobre o projeto Realizado pela Origem Produções e pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o “Era Uma Vez…Brasil” conta com patrocínio de diferentes empresas, de acordo com a região em que é realizado. Nas cidades do Estado de São Paulo: Ribeirão Preto, Serrana e Brodowski é patrocinado pela empresa Rodonaves.
O projeto promove uma jornada educativa dividida em quatro etapas: pesquisa histórica, vivência cultural com oficinas e atividades práticas, intercâmbio em Portugal e ações de impacto nas comunidades de origem dos alunos. Desde sua criação, em 2016, já mobilizou milhares de estudantes e educadores em todo o país. Em 2025, acontece simultaneamente em 15 cidades brasileiras, incluindo oito no interior paulista: Ribeirão Preto, Serrana, Brodowski, Lençóis Paulista, Macatuba, Areiópolis, Quatá e Paraguaçú Paulista. No Estado da Bahia, participam as cidades de Salvador, Jacobina, Mata de São João e Camaçari. Em Pernambuco, os municípios de Belo Jardim e Recife. E no Paraná, participa a cidade de Paranaguá. A proposta é estreitar os laços entre escola, comunidade e identidade, valorizando saberes tradicionais e o protagonismo de jovens e professores na reconstrução da narrativa histórica brasileira. Mais informações no site: https://site.eraumavezbrasil.com.br/ Serviço
Encontro com a ativista indígena Geni Núñez
Atividade exclusiva para professores participantes da edição 2025 do projeto “Era uma vez... Brasil”
Data: 17/05/25 (sábado), das 8h30 às 12h
Local: Centro Étnico-Racial (rua Goiás, 1.072, Campos Elíseos, Ribeirão Preto/SP)
Mais informações: https://site.eraumavezbrasil.com.br/ Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VALTER JOSSI WAGNER
[email protected]
FONTE: https://www.instagram.com/verbonostro/