Manifesto sobre a desindustrialização no setor de biotecnologia será um dos pontos abordados pela ANBIOTEC Brasil na Hospitalar 2025

Em um ambiente de comemoração dos 15 anos da ANBIOTEC Brasil, também apresentará a Ilha de Inovação com as soluções desenvolvidas por mais de 10 de seus associados

PROVATTI COMUNICAçãO
15/05/2025 10h29 - Atualizado há 1 dia

Manifesto sobre a desindustrialização no setor de biotecnologia será um dos pontos abordados pela ANBIOTEC Brasil na Hospitalar 2025
ANBIOTEC Brasil
Maio, 2025 – A Associação Nacional de Empresas de Biotecnologia e Ciências da Saúde (ANBIOTEC Brasil), instituição que completa 15 anos atuando como a maior rede nacional de conexões e negócios do setor brasileiro de Biotecnologia, participará da Feira Hospitalar 2025 com pleitos importantes para essa cadeia produtiva no âmbito da saúde.

Durante o evento, mais especificamente no dia 21 de maio, às 17h, a entidade entregará o “Manifesto em Defesa do Complexo Econômico-Industrial da Saúde do Brasil” às autoridades presentes no Encontro de Lideranças, evento que a ANBIOTEC Brasil realizará com o apoio da feira Hospitalar e da Informa Markets.


Esse Manifesto abordará pontos como a importância da redução de custos e barreiras para a certificação de produtos Biotecnológicos, uma vez que hoje, o registro do produto é vinculado ao local onde o lote piloto é testado, e não onde ele é desenvolvido, condição que resulta em perda de direitos sobre o registro desenvolvido e dificulta o acesso a mercados competitivos.

Também abordará a demanda das empresas do setor por incentivos fiscais e mitigação de riscos. Segundo os empresários do setor, incentivos e colaborações estratégicas por parte do governo federal junto a investidores privados para formação de fundos dedicados e programas de apoio que reduzam riscos financeiro poderiam fomentar a confiança dos investidores ao demonstrar o compromisso com o sucesso dos projetos da cadeia produtiva de saúde nacional.

Essas empresas irão se pronunciar no Encontro de Lideranças, que tem o objetivo de apresentar os desafios e propostas para o fortalecimento do setor junto a nomes da esfera pública e de stakeholders, a partir dos seguintes eixos centrais: Inovação, Produção e Comercialização.

Para isso, o encontro receberá parlamentares, Uallace Moreira, Secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços (MDIC) e Secretário-Executivo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), além de representantes dos Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e de entidades como a EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), Inmetro, Instituto Butantã e outros.


Ilha de inovação ANBIOTEC Brasil
Desde a sua fundação, a ANBIOTEC Brasil participa da Feira Hospitalar com as soluções inovadoras de suas associadas. Em 2025, o tema da Ilha de Inovação será “ANBIOTEC Brasil, 15 Anos”  e contará com as participações de associadas como a Bioclin (indústria da área de produção e desenvolvimento de kits de diagnósticos para laboratório de análises clínicas para a saúde humana e veterinária), Biotécnica (desenvolve, produz e comercializa reagentes e equipamentos para diagnósticos in vitro para saúde humana e veterinária), Healgen (empresa especializada na fabricação de testes de diagnóstico rápido para humanos e segmento animal), Grupo ONmnia (Hub de saúde) e TUVNord (serviços de testes, certificações, engenharia, treinamentos e inspeções e ensaios, com laboratórios acreditados no Brasil e no exterior).

Também faz parte da Ilha de Inovação da ANBIOTEC Brasil a área de Business Lounge, localizada no mezanino, onde as empresas poderão agendar previamente reuniões de negócios.
Algumas das soluções que serão apresentadas:

WeRegister
Com 20 anos de experiência em tecnologia, assuntos regulatórios, conexões e negócios nos setores de diagnóstico In Vitro no mundo, a WeRegister já registrou mais de 8 mil produtos na ANVISA (Agência nacional de Vigilância Sanitária) e certificou diversas fábricas e distribuidoras para saúde no Brasil. Recentemente lançou o serviço de “Validação de kits para Diagnóstico In Vitro” em laboratório próprio e em parceria com laboratórios públicos e privados do Brasil, seguindo as RDCs 65/2022 e RED 830/2023.

Grupo Maquise
Desenvolvido especificamente para ser usado na Central de Materiais e Esterilização – CME, o LightControl é um Sistema de Teste Automatizado de Endoscópios, o único equipamento no Brasil para teste de endoscópios automatizado que garante conformidade regulatória enquanto verifica se seus endoscópios estão em condições ideais antes de cada procedimento. A tecnologia avançada de análise óptica do LightControl é 5 vezes mais precisa do que a inspeção humana. Fornece registros de testes abrangentes para conformidade regulatória; acompanhamento de desempenho em todo o seu inventário de endoscopia; insights baseados em dados para otimizar cronogramas de manutenção; e alertas automáticos quando os endoscópios se aproximam de limites de desempenho.

BIDiagnostics
A esporotricose humana passou a ser doença de notificação compulsória no Brasil a partir de 18 de março de 2025. Em resposta a essa mudança, a BIDiagnostics, startup focada em sorodiagnóstico de doenças infecto-parasitárias, avançou significativamente em seu modelo de negócios e anunciará, na Hospitalar 2025 a parceria com o Grupo DASA para a implementação da tecnologia do exame sorológico para Esporotricose, atendendo diretamente aos médicos e unidades de saúde que demandarem o exame, com maior acessibilidade. A é um exemplo da Ciência brasileira que se transformou em Inovação, trazendo concretamente um produto para o mercado de Saúde Única no Brasil. É uma solução tecnológica 100% nacional que vem ao encontro de um problema de saúde pública, pois a esporotricose é uma epizootia e a primeira infecção fúngica a se tornar uma Doença de Agravo de Notificação. Outra novidade é que em março o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) autorizou a produção industrial dos lotes piloto do teste que diagnostica e monitora a evolução da cura da doença em animais domésticos, especialmente gatos. A esporotricose é uma doença zoonótica que, em apenas 10 anos, se expandiu do Sudeste para todos os estados brasileiros e avança na América do Sul. O kit de ELISA animal é fruto de uma parceria entre a BIDiagnostics e a indústria BIOGENE. Está prevista a finalização dos testes com os lotes piloto industriais ainda no primeiro semestre de 2025, com a entrada do Registro do Produto no MAPA.

Grupo ONmnia
O Grupo é formado pelas empresas GT Group, Vida Biotecnologia, Renylab, Quokka Saúde Animais e Imaes e apresentará na Hospitalar 2025 soluções avançadas de bioquímica de alta performance com alimentação de amostras continuas por meio de racks e modulo ISE integrado. O VIDA RI 1000 tem capacidade de até 680 testes fotométricos por hora e 290 testes de eletrólitos (Na, K, Cl). Perfeito para atender grandes volumes de exames com rapidez e precisão. O VIDA RI 1300 é totalmente automático, proporciona alta eficiência com processamento de até 1.300 (800+530 ISE) testes/hora. Equipado com um sistema de alimentação contínua por meio de racks permitindo carregamento de 120 amostras. Já o VIDA RI 2000 é rápido, preciso e estável são as características mais importantes para os laboratórios clínicos. O analisador bioquímico VIDA RI 2000 tem combinação multimódulo, sistema de amostragem assíncrona de braço duplo e agulha dupla, hemólise “on board” e outros conceitos avançados que atendem perfeitamente as necessidades dos clientes mais exigentes.

Bioclin
Durante a feira Hospitalar 2025, a Bioclin apresentará ao mercado novas soluções em IVD e também produtos exclusivos, reforçando, cada vez mais, seu lugar de destaque entre as maiores indústrias brasileiras de Diagnóstico In Vitro (IVD). O BIO GENE HPV ALTO RISCO MULTIPLEX PCR pertence à linha Biogene, especializada em Biologia Molecular. Desenvolvido para detecção qualitativa do DNA do Papilomavírus humano (HPV) genótipos de alto risco 16, 18, (31, 33, 35, 39, 45, 51, 52, 56, 58, 59, 66 e 68) em amostras biológicas através da reação em cadeia da polimerase (PCR) em tempo real. Visa atender à estratégia 70-90-70 da OMS que projeta 70% de cobertura de rastreamento do vírus com testes de alto desempenho em 70% das mulheres com idade entre 35 - 45 anos. Baseado em tecnologia com alta sensibilidade e precisão, é capaz de detectar pequenas quantidades de material genético do HPV. O que permite a identificação de infecções em estágios iniciais, quando as lesões ainda são imperceptíveis, favorecendo o monitoramento e o tratamento precoce. Já o PT ULTRA é um kit para a determinação ultrassensível do Tempo de Protrombina. Complementando a linha de Coagulação, este kit apresenta alta sensibilidade analítica (ISI=1,0) e é aplicável a laboratórios de todos os portes, sendo possível ser utilizado para aplicações manuais e automatizadas. Os kits de reagentes, controles e calibradores para a determinação quantitativa de VITAMINA D pela metodologia de imunoturbidimetria é ideal para os laboratórios que desejam aumentar a sua rentabilidade sem onerar a rotina, através da realização de testes de alto valor agregado.


15 anos de representatividade
A ANBIOTEC Brasil reúne hoje 67 associados, 30% exportadores. São empresas e instituições nacionais que faturam, juntas, mais de R$ 4 bilhões ao ano e atuam no mercado nacional e internacional, com foco no desenvolvimento e fabricação de produtos e insumos biotecnológicos de alto investimento e valor agregado. Os Associados da Rede entregam soluções nas áreas de Saúde Humana, Saúde Animal e Veterinária, Agronegócios e Meio Ambiente, atuando nos mercados de Diagnóstico In Vitro (IVD), Diagnóstico Molecular, Genética, Produtos e Insumos Biotecnológicos para fins industriais e demais soluções bioinovadoras, como Biomateriais para reconstituição de tecido, óssea e celular.

Nos 15 anos de atuação – e também de participação na Feira Hospitalar -, a ANBIOTEC Brasil tem apoiado seus associados em ações de representatividade e competitividade setorial, buscando sempre o diálogo entre todos os atores da cadeia produtiva, desde startups a empresas de grande porte.

“A nossa participação na Hospitalar 2025 celebra todos esses anos de ações em prol da cadeia produtiva, que defende um ambiente regulatório cada vez mais seguro e robusto no país e atua com o desafio de ser a cada dia uma indústria competitiva frente ao mercado global, diminuindo a dependência tecnológica e visando, em futuro próximo, maior sustentabilidade através de um processo produtivo cada vez mais nacional, gerando mais produtos e, consequentemente mais empregos, riqueza e qualidade de vida à população brasileira”, comenta a presidente executiva da ANBIOTEC Brasil, Vanessa da Silva. 
Sobre a ANBIOTEC Brasil: https://anbiotec.org.br/

SERVIÇO:
FEIRA HOSPITALAR 2025
Data: 20 a 23 de maio
Horário: das 11h às 20h
Local: São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 - Jabaquara, São Paulo)
Informações sobre a feira: https://www.hospitalar.com/pt/home.html

LANÇAMENTO DO MANIFESTO PELA COMPETITIVIDADE DA CADEIA PRODUTIVA DA BIOTECNOLOGIA -
Encontro das Lideranças da Cadeia Produtiva da Saúde
Data: 21 de maio
Horário: ÀS 17h00
Endereço do evento: Sala 208, do Mezanino do São Paulo Expo

ILHA DE INOVAÇÃO ANBIOTEC BRASIL
Local: Rua E-149, do Setor de Diagnósticos & Laboratórios

 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
YARA LUCIA PROVATTI DE LIMA
[email protected]


FONTE: https://anbiotec.org.br/
Notícias Relacionadas »