Abiclor distribui HQ sobre o universo do cloro em escolas públicas

Com linguagem acessível, a HQ traz no roteiro temas como higienização da água, processos químicos e segurança no uso do cloro

ALLINE MAGALHãES| HERCOG COMUNICAçãO E ESTRATéGIA
15/05/2025 10h07 - Atualizado há 1 mês

Abiclor distribui HQ sobre o universo do cloro em escolas públicas
Divulgação

Com o objetivo de ampliar a conscientização sobre o uso seguro e os benefícios do cloro no dia a dia, a Abiclor (Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados) vai distribuir a HQ Dr. Cloroville e Álcalis em “Claro que tem Cloro” para alunos de escolas públicas localizadas no entorno das principais plantas industriais das associadas da entidade. A iniciativa, com foco em educação e saúde pública, irá distribuir 20 mil exemplares da cartilha a partir do dia 15 de maio. 

As escolas participantes são: a FEB Norma Monica Sabel, em Gaspar (SC); a EE Shisuko Ishida Niva, em Rio Grande da Serra (SP); a EM Amélia Rodrigues, em Camaçari (BA); a EM Profa. Cecília Maria Vaz Curado Ribeiro, em Igarassu (PE); a EMEF Paulo Freire, em Aracruz (ES); e a UEM Padre José Anchieta, em Cubatão (SP). 

O projeto é uma realização da Abiclor, em parceria institucional com o Sistema CFQ/CRQs (Conselho Federal de Química) e execução da Quattro Projetos Culturais, tem texto de Marianne Arnone e arte visual de Fabrício de Petta. A HQ traz como protagonista a personagem Álcalis, uma jovem blogueira e estudante de química, sempre atenta a temas científicos e de saúde. A história começa quando ela comenta sobre um caso de contaminação de pessoas que ingeriram água de um poço e precisaram de atendimento hospitalar. Surge então o misterioso Dr. Cloroville, que investiga a situação e revela como o cloro pode atuar na purificação da água e prevenção de doenças.

“Com uma linguagem acessível, a HQ explora o papel do cloro na higienização da água e alimentos, destacando a importância da substância na prevenção de infecções e intoxicações alimentares”, diz Nelson Felipe Junior, presidente executivo interino da Abiclor. “Além disso, o material educativo alerta para os perigos de se misturar produtos de limpeza — prática que pode gerar gases tóxicos e causar sérios riscos à saúde, principalmente em ambientes domésticos”, complementa. 

O projeto também pretende aproximar o setor industrial das comunidades do entorno, promovendo conhecimento científico e estimulando o interesse dos jovens pela química e pela ciência. A cartilha Dr. Cloroville e Álcalis em “Claro que tem Cloro”  também explica conceitos como eletrólise e a origem do cloro a partir do cloreto de sódio (popularmente chamado sal de cozinha), aproximando o conhecimento científico da realidade dos estudantes.

Sobre a Abiclor


A Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados (Abiclor) representa o setor de cloro-álcalis, que é a indústria base de diversos produtos essenciais para a economia, além de estar diretamente ligada ao saneamento básico e à saúde pública do país. Com 49 associados, incluindo 7 do setor produtivo, a Abiclor reúne algumas das principais plantas produtoras do Brasil, entre elas, Braskem, Chemtrade, Chlorum Solutions, Dow Brasil, Katrium e Unipar e também espelha outros elos da cadeia, como fornecedores de equipamentos, distribuidores, transportadores e empresas de atendimento emergencial. A Abiclor atua para promover o avanço da indústria de cloro-álcalis em linha com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU, com foco na segurança e respeito às pessoas e ao meio ambiente. Mais informações em https://www.abiclor.com.br/.


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ALLINE SOUSA MAGALHÃES
[email protected]


Notícias Relacionadas »