Profissão em alta: o que é preciso para se tornar um chef de cozinha de sucesso?

Mais do que talento culinário, a carreira exige ampla formação, competências técnicas e visão de negócios, requisitos oferecidos pelo Senac EAD

Aline Oliveira
15/05/2025 14h54 - Atualizado há 1 dia

Profissão em alta: o que é preciso para se tornar um chef de cozinha de sucesso?
Crédito da imagem: Freepik
Do glamour das competições gastronômicas à rotina intensa das cozinhas profissionais, o ofício do chef de cozinha é cada vez mais valorizado no Brasil. Mas engana-se quem pensa que o trabalho se resume à criação de pratos refinados. A formação em Gastronomia vai muito além da técnica culinária: ela exige conhecimentos em gestão, liderança, nutrição, sustentabilidade e inovação.

Segundo Fábio Molinari Bitelli, coordenador do curso de graduação de Tecnologia em Gastronomia do Senac EAD, a profissão tem evoluído rapidamente, acompanhando as transformações do mercado e as novas exigências dos consumidores.


“Hoje, o chef precisa dominar desde a elaboração de cardápios até a gestão de negócios gastronômicos. É essencial saber liderar equipes, controlar custos, negociar com fornecedores e manter a padronização dos processos, tudo isso sem perder a criatividade e o foco na experiência do cliente”, esclarece.

Oportunidades de atuação no mundo do trabalho

A área de atuação do gastrônomo é ampla. Além de comandar cozinhas, esse profissional pode atuar como consultor, pesquisador, docente, desenvolvedor de produtos na indústria alimentícia, ou ainda, abrir o próprio negócio. “O mercado está aberto para quem alia repertório cultural, técnica e atitude empreendedora”, reforça Bitelli.

Em relação ao empreendedorismo, é válido esclarecer que o setor de alimentação é constituído por cinco pilares fundamentais: conhecimento técnico e de gestão, estudo do público-alvo, planejamento detalhado, investimento em equipe de qualidade e abertura para inovação. “Começar pequeno, mas com foco e visão estratégica, é um diferencial para quem quer crescer com solidez.”

Questionado se o correto é utilizar o termo gastrônomo ou chef de cozinha, o coordenador do curso oferecido pelo Senac EAD responde: “o termo ‘gastrônomo’ é mais abrangente e correto para quem conclui um curso superior em Gastronomia. Já o ‘chef de cozinha’ é uma função específica, geralmente relacionada à liderança de uma brigada na cozinha. A mídia popularizou esse termo, mas o profissional pode ir muito além do cargo tradicional”, revela o educador.

Formação com excelência e vivência de mercado

A graduação de Tecnologia em Gastronomia do Senac EAD foi pensada para formar profissionais completos, com domínio das técnicas culinárias e competências gerenciais. O time de professores é formado por profissionais experientes, tanto no mercado quanto academicamente, pois são mestres e doutores.

Desse modo, o estudante terá acesso a uma formação que disponibiliza conhecimentos e técnicas indispensáveis para produção gastronômica, operação e gestão de negócios em alimentos e bebidas. Para quem prefere a área acadêmica, as aulas ajudam a compreender a amplitude do campo de estudos e pesquisas no campo da gastronomia e alimentação.

Vale acrescentar que o maior diferencial da graduação do Senac EAD é unir o pioneirismo dos cursos presenciais (primeiro curso técnico em gastronomia do Brasil) e a flexibilidade e qualidade educacional do ensino a distância.

As próximas turmas iniciarão as aulas em agosto, nos seguintes polos:

- São Paulo - Senac Aclimação, Senac Taboão da Serra, Senac São Bernardo do Campo, Senac Penha, Senac São Miguel Paulista, Senac Santos, Senac Sorocaba, Senac Salto, Senac São José dos Campos, Senac Mogi Guaçu, Senac São Carlos, Senac Ribeirão Preto, Senac Ourinhos, Senac Bebedouro, Senac São José do Rio Preto e Senac Centro Universitário Santo Amaro.
- Paraná - Senac Londrina e Senac Foz do Iguaçu.
- Amazonas - Senac Parintins e Senac Itacoatiara;
- Pernambuco - Senac Recife.
 - Rio Grande do Sul - Senac Porto Alegre.
- Pará – Senac Belém e Senac Santarém.

Então, aproveite para conhecer mais detalhes do curso, a política de descontos e como participar do processo seletivo. Acesse o site e aproveite a oportunidade para iniciar os estudos no segundo semestre de 2025.

Sobre o Senac EAD

Com quase 80 anos de educação profissional, o Senac foi pioneiro no ensino a distância no Brasil. A primeira experiência nessa modalidade se deu em 1947 com a Universidade do Ar, em parceria com o Sesc, que ministrava cursos por meio do rádio.

A partir de 2013, com o lançamento do portal Senac EAD, a instituição ampliou sua atuação em todo o país. Hoje, oferece um amplo portfólio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão a distância, atendendo a todo o Brasil e apoiado por mais de 380 polos presenciais para avaliações. Acesse aqui a programação completa de cursos do Senac EAD.
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Aline de Oliveira Silva
[email protected]


FONTE: Senac EAD
Notícias Relacionadas »