Do celular ao carro elétrico: a mineração e a geologia que fazem parte do nosso cotidiano

Foz do Iguaçu sedia evento internacional de geologia e mineração com debates sobre as soluções sustentáveis, transição energética e a produção de energia limpa

VALQUIRIA MARCHIORI
16/05/2025 13h07 - Atualizado há 10 horas

Do celular ao carro elétrico: a mineração e a geologia que fazem parte do nosso cotidiano
Agência Nacional de Mineração

Você sabia que o uso de celular, da escova de dentes e até a energia que move o carro elétrico são possíveis por causa da geologia e da mineração? Essas áreas fundamentais da ciência e da indústria estão diretamente ligadas a praticamente tudo o que usamos. O lítio e o cobalto nas baterias do celular, o titânio e o zircônio nas cerdas da escova de dentes, o cobre nos fios que conduzem energia e os elementos raros essenciais para o funcionamento de carros elétricos — tudo vem da mineração e é estudado pela geologia.

Com o objetivo de ampliar o conhecimento e a colaboração internacional sobre esses temas, Foz do Iguaçu sediará, no dia 6 de junho, a edição inaugural da I Conferência de Geologia e Mineração do Mercosul. O evento reunirá especialistas, pesquisadores, profissionais do setor, gestores e representantes governamentais dos cinco países que integram o Mercosul — Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Bolívia — para debater os desafios e o futuro do setor na região.

 

O estado do Paraná, que sedia o evento, possui em seu solo uma espécie de “novo tesouro” com rochas ricas em nutrientes como potássio, cálcio, ferro e magnésio. “O Paraná é coberto por uma das maiores províncias magmáticas do mundo — a Paraná-Etendeka, composta principalmente por rochas basálticas. Os basaltos paranaenses guardam um papel decisivo no futuro da Terra: sua capacidade de capturar e fixar o dióxido de carbono (CO₂) atmosférico, ajudando a combater a crise climática”, comenta José Augusto Simões Neto, Doutor em Geologia pela UFPR, Especialista em Recursos Minerais e atual Chefe do Serviço de Fiscalização da Agência Nacional de Mineração ANM-Paraná.

Com o avanço das mudanças climáticas e a crescente demanda por energia limpa e tecnologias digitais, entender o papel da geologia e da mineração é mais urgente do que nunca — não apenas para especialistas, mas para a sociedade como um todo. Com isso, a  I Conferência de Geologia e Mineração do Mercosul busca ampliar a cooperação técnica e científica entre os países do bloco, além de promover o intercâmbio de experiências e discutir soluções sustentáveis para os desafios atuais da mineração, um setor que vive um momento de transformação em escala global.  Esse processo global busca substituir fontes fósseis e poluentes - como o carvão e o petróleo - por fontes renováveis, como a solar, eólica e hidrogênio verde, com o objetivo de combater as mudanças climáticas e reduzir as emissões de carbono. A mineração é fundamental nesse contexto, já que a produção de paineis solares, baterias, turbinas e veículos elétricos depende diretamente desses minerais.

Entre os destaques da programação estão os debates sobre:

  • Minerais críticos e sua importância estratégica;
  • A Transição Energética, processo que busca substituir fontes poluentes (como carvão e petróleo) por alternativas limpas e renováveis, como solar, eólica e hidrogênio verde — todas elas altamente dependentes da mineração;
  • O papel da inovação e tecnologia na mineração do futuro, com temas como automação, inteligência artificial e exploração mais segura e responsável.

 As inscrições para a conferência já estão abertas e podem ser feitas pelo site oficial: www.geominefoz.com.br/inscricoes

Serviço:
1ª Conferência de Geologia e Mineração do Mercosul (I CGMM)
Dia 06/06/2025 das 9h às 18h
Local:  Centro de Eventos Mabu Thermas - Foz do Iguaçu/PR
Inscrições no site: geominefoz.com.br
Assessoria de imprensa
(41) 98704-9246



 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VALQUIRIA CRISTINA DA SILVA
[email protected]


Notícias Relacionadas »