A cidade de São Paulo se prepara para a celebração dos 20 anos da Virada Cultural com uma programação especial de pré-Virada, promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. O evento começa neste sábado (17) e se estende até o próximo fim de semana, com atrações em diversas regiões da capital, incluindo shows, oficinas, peças de teatro e exposições em centros culturais, teatros e instituições parceiras.
O festival CENTRÔ! abre as atividades com apresentações como Pagode na Lata e Festa Ploc na Praça Antônio Prado. No domingo (18), o SP Rock Fest leva ao palco a banda paulistana Vespas Mandarinas, no Centro Cultural Santo Amaro. Já o Centro Cultural FIESP contará com três exposições, entre elas a do acervo do Museu de Arte Moderna e uma mostra dedicada à arte indígena, além de peças teatrais gratuitas para públicos infantil e adulto.
Diversos teatros municipais também entram na programação, com apresentações como “Epifania” da Intuição Companhia de Dança no Teatro Cacilda Becker, e a peça “Dinossauros do Brasil”, baseada em obra de Luiz E. Anelli, no Teatro Arthur Azevedo. O Teatro Alfredo Mesquita apresenta a versão abrasileirada do clássico “O Mágico de Oz”, enquanto o Teatro Paulo Eiró exibe o espetáculo infantil “Zebra sem Nome”.
A programação inclui ainda eventos no CEU Caminho do Mar, na Japan House, no Unibes Cultural e no Itaú Cultural. As atividades vão de oficinas sobre mangás e design japonês a espetáculos de dança e contação de histórias. A agenda também conta com shows de DJ Dolores e Paulinho Bastos, destacando a diversidade cultural presente nas atrações.
Com a promessa de ser uma das maiores edições da história, a pré-Virada antecipa o clima festivo que tomará conta da capital paulista na Virada Cultural oficial, marcada para o próximo fim de semana, com grandes nomes da música brasileira como Alceu Valença, Luísa Sonza, BK, Léo Santana e Liniker.