O Documentário "Anos 90 – a explosão do pagode", dirigido por Emílio Domingos e Rafael Boucinha e produzido pela TV Globo, será o filme de abertura da 17ª edição do In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical, que acontece de 11 a 22 de junho, em São Paulo.
O documentário revive a década de ouro do pagode, celebrando o gênero musical que marcou uma geração, dominando festas, programas de tv e rádios por todo o Brasil.
Com imagens de arquivo e depoimentos de artistas e personalidades dos bastidores como Belo e Claudinho de Oliveira, do Grupo Soweto, Péricles, Chrigor e Thiaguinho, do Exaltasamba, Salgadinho, do Katinguelê, Leci Brandão, Gina Garcia, backing vocal do Raça Negra, Ludmilla, Gloria Groove, entre outros, o documentário explora as raízes desse fenômeno, seu meteórico sucesso e o legado que ainda ecoa na música atual.
Sobre o In-Edit Brasil
O In-Edit – Festival Internacional do Documentário Musical nasceu em Barcelona, na Espanha, em 2003, e acontece no Brasil desde 2009. Outros países, como Chile, Grécia, México e Países Baixos, também realizam edições do festival.
O IN-EDIT BRASIL 2025 é uma realização da In Brasil Cultural, com correalização do Sesc São Paulo, Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e Ministério da Cultura/Governo Federal.
O evento conta ainda com a parceria da Cinemateca Brasileira e Sociedade Amigos da Cinemateca e tem o patrocínio de Itaú Unibanco e Spcine.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VALERIA MAGNABOSCO BLANCO
[email protected]