A Prefeitura de São Paulo ampliará, a partir de segunda-feira (19), a vacinação contra a gripe para toda a população a partir dos seis meses de idade. A decisão foi tomada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) com o objetivo de aumentar a proteção da população contra o vírus influenza, especialmente durante o período de maior circulação de doenças respiratórias.
Desde o início da campanha, em 28 de março, a imunização estava restrita aos grupos prioritários, como idosos, crianças pequenas, gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades, além de trabalhadores da saúde, da educação, das forças de segurança e outras categorias. A vacina, segundo a SMS, é segura e não causa gripe.
A vacinação ocorre nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas aos sábados, no mesmo horário. Até o dia 13 de maio, mais de 1 milhão de doses foram aplicadas, o que representa cerca de 25% da cobertura vacinal entre os grupos prioritários.
A gripe é transmitida por gotículas de saliva e secreções respiratórias, podendo ocorrer também por contato com superfícies contaminadas. A SMS reforça a importância de medidas preventivas, como higiene das mãos, uso de máscaras em caso de sintomas e ambientes ventilados. As unidades de saúde seguem atendendo pacientes com sintomas respiratórios.