Prefeitura de São Paulo ativa Operação Baixas Temperaturas nesta quarta-feira

Ação prevê atendimento em tendas, reforço de 630 vagas na rede de acolhimento e abordagens noturnas a pessoas em situação de rua durante o frio intenso

Redação - Itaquera em Notícias
14/05/2025 15h32 - Atualizado há 4 horas

Prefeitura de São Paulo ativa Operação Baixas Temperaturas nesta quarta-feira
Acervo / SMADS - Prefeitura de São Paulo

A Prefeitura de São Paulo iniciará, a partir das 18h desta quarta-feira (14), a Operação Baixas Temperaturas (OBT), com o objetivo de proteger pessoas em situação de vulnerabilidade durante as noites mais frias. A ação será acionada com a previsão de temperaturas iguais ou inferiores a 13 °C e contará com atendimento em dez tendas distribuídas por todas as regiões da cidade, além da atuação de equipes de abordagem social nas ruas.

As tendas funcionarão das 18h à meia-noite, oferecendo sopa, pão, chocolate quente, chá, água e cobertores. Orientadores do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) estarão presentes para encaminhar interessados aos serviços de acolhimento da Prefeitura. A rede socioassistencial da capital, considerada a maior da América Latina, será reforçada com 630 vagas extras, somando mais de 26 mil vagas em centros como hotéis sociais, Vilas Reencontro e centros de acolhida.

Durante o período da operação, quatro centros esportivos da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) também serão utilizados para oferecer pernoite, banho e alimentação. Pessoas em situação de rua que aceitarem o acolhimento serão encaminhadas conforme sua tipologia, como indivíduos sozinhos, famílias, idosos, pessoas com deficiência e população LGBTQIAPN+.

Além das equipes do SEAS, a operação contará com a atuação noturna da Coordenação de Pronto Atendimento Social (CPAS) e com profissionais do programa Consultório na Rua, que prestarão atendimentos e encaminhamentos à rede de saúde. Mais de 850 profissionais estão mobilizados para as abordagens diárias, inclusive durante a madrugada.

Cidadãos podem solicitar a abordagem social por meio da Central 156, que funciona 24 horas e de forma gratuita. Ao fazer a solicitação, é recomendado fornecer o endereço aproximado, pontos de referência e descrição da pessoa a ser atendida. As tendas estão localizadas em regiões estratégicas da capital, como Praça da República, Santana, Guaianases, Itaquera e Lapa, entre outras.


FONTE: Prefeitura de São Paulo
Notícias Relacionadas »