Começa nesta quinta-feira (15) e vai até o dia 25, a 7ª Mostra de Cinema Casa Aberta, evento gratuito voltado à difusão de filmes independentes. Nesta edição, o tema central é “Raça, Corpo e Gênero”, que orientou a curadoria das 26 produções audiovisuais selecionadas, realizadas por cineastas negros, mulheres, LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência (PCDs) e demais produtores que atuam nas margens do audiovisual. A Mostra é realizada desde 2017 pelo grupo de teatro Trupe de Truões, sediado em Uberlândia (MG).
A programação acontece durante os dois próximos finais de semana de maio no Ponto dos Truões (Av. Ana Godoy de Souza, 381 – Santa Mônica), e no primeiro sábado (7) de junho em Monte Alegre de Minas, no Centro de Convenções Prof. Alda Machado Knippel. A entrada é gratuita, e todas as sessões contam com recursos de acessibilidade para pessoas surdas e ensurdecidas.
Neste sábado (17), o destaque é a participação do artista João Paulo Lima, com a exibição do filme convidado “Todo corpo é ponte e ilha de desejos” às 20h, seguida de uma palestra intitulada “O direito ao corpo”. João Paulo é cearense, artista e pessoa com deficiência, e transita entre diferentes linguagens da cena, do audiovisual e da literatura, criando uma percepção de arte descentralizada. No domingo (18), às 19h30, ele também apresenta a dança-manifesto “Carta aberta aos corpos não DEFs”, com participação de DJ Nivah. Estas atividades contarão também com audiodescrição para que pessoas com cegueira ou baixa visão possam acompanhá-las, e o evento contará também com uma pessoa específica na equipe para dar apoio e suporte às pessoas com deficiência presentes. A Casa estará aberta para todos e todas!
Além das exibições, a sede da Trupe de Truões receberá diversas intervenções artísticas gratuitas ao fim das sessões. Nomes como Fran Diniz, Chris Rodrigues, Nubiato e Merece uma Agulha integram a programação desta semana. A agenda completa e as classificações indicativas de cada sessão estão disponíveis nas redes sociais da Trupe: instagram.com/trupedetruoes.
Importante destacar que na quinta (15) e nas sextas-feiras (16 e 23), as sessões são exclusivas para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e para a Escola de Educação Básica da UFU (ESEBA). Nos demais dias, a programação é aberta ao público geral.
Para a curadoria da 7ª Mostra, o cinema é uma ferramenta poderosa na construção de narrativas que inspiram a forma como sentimos o mundo. Ele tem o potencial de reforçar ou desconstruir estereótipos, amplia perspectivas e influencia diretamente o imaginário coletivo. A partir disso, a equipe propõe a seguinte provocação: se mulheres e pessoas negras são os grupos sociais mais numerosos no Brasil, por que os filmes de maior alcance ainda são majoritariamente dirigidos por homens brancos?
Em 2022, o Brasil selecionou pela primeira vez um longa-metragem dirigido por um homem negro, “Marte Um”, para representar o país no Oscar, embora o filme não tenha chegado à lista final. De acordo com o Anuário Estatístico da Ancine (2023), nenhuma mulher brasileira dirigiu filmes de grande público em 2022. A participação feminina no setor audiovisual foi inferior a 40%. O GEMAA (Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa/UERJ) reforça esse dado no boletim “Raça e gênero nos filmes de grande público (1995–2022)”, que aponta: nenhuma mulher preta ou parda ocupou a posição de diretora em produções do circuito comercial durante esse período.
Na contramão desse cenário, a Mostra Casa Aberta busca fomentar espaços de escuta, fruição e reflexão a partir de outras perspectivas. “Nesta edição, tivemos mais de 300 filmes inscritos e selecionamos 26 produções de diferentes estados brasileiros, contemplando todas as regiões do país. O público terá acesso a um panorama atual do cinema negro, feminino, de corpos dissidentes e das periferias”, explica Ronan Vaz, coordenador artístico e curador da mostra.
A 7ª Mostra de Cinema Casa Aberta tem o com apoio da Mostra Audiovisual de Cambuquira (MOSCA) e do Trakinagem Cinema e Educação e é realizada pela Trupe de Truões por meio da Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerais, Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal.
SERVIÇO
7ª Mostra de Cinema Casa Aberta
Quando: 17, 18, 24 e 25 de maio em Uberlândia; 7 de junho em Monte Alegre de Minas
Sessões exclusivas: 15, 16 e 23 de maio – APAE e ESEBA
Locais:
• Uberlândia – Ponto dos Truões (Av. Ana Godoy de Sousa, 381 – Santa Mônica)
• Monte Alegre de Minas – Centro de Convenções Prof. Alda Machado Knippel
Acessibilidade: Libras ou legendas para surdos e ensurdecidos
Entrada gratuita (exceto show do dia 24/05 – ingressos no Sympla)
Mais informações: trupedetruoes.com.br
Instagram: @trupedetruoes
9h30 e 14h
MOSCA visita Casa Aberta
Sessões exclusivas para APAE.
Filmes: “Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca”
Apresentação musical: Fran Diniz & Chris Rodrigues - Espetáculo “Nômades”
9h
MOSCA visita Casa Aberta
Sessões exclusivas para ESEBA-UFU - Para estudantes do 8º ano
Filmes: “A Língua das Coisas”, “Frutinha”, “Old School Bike” e “Pequenos”
15h30
MOSCA visita Casa Aberta
Sessões exclusivas para ESEBA-UFU - Para estudantes dos 1º e 3º anos
Filmes: “A Nobre e Breve História do Beijo” e “L”
18h
Mostra Seleção Casa Aberta
Filmes: “Na Ponta dos Pés”, “Samuel foi trabalhar”, “Pequenas Insurreições”, “Expresso Parador”, “À Borda da Vida” e “Nunca Me Viram Gritar”
20h
Filme convidado e palestra com João Paulo Lima (CE)
Filme: “Todo corpo é ponte e ilha de desejos”
Palestra: “O direito ao corpo”
21h
Apresentação musical: Nubiato
18h
Mostra Seleção Casa Aberta
Filmes: “Liberdade Sem Conduta”, “Pássaro Memória”, “Depois do Ponto Final”, “Nação Comprimido” e “Fantasma Neon”
19h30
Dança-manifesto “Carta aberta aos corpos não DEFs” com João Paulo Lima (CE)
Participação: DJ Nivah (MG)
Classificação indicativa: 18 anos
Discotecagem em Vinil: Merece uma Agulha
9h
MOSCA visita Casa Aberta
Sessões exclusivas para ESEBA-UFU - Para estudantes do 9º ano
Filmes: “Alguma Coisa Assim”, “Cão Maior”, “Lolo”, “O Arejo”, “Para Quem Quiser Ouvir” e “Princesa”
15h30
MOSCA visita Casa Aberta
Sessões exclusivas para ESEBA-UFU - Para estudantes da Educação Infantil
Filmes: “A Profecia de Asgard”, “Garoto Barba” e “Por Onde Saem os Bebês?”
19h
Mostra Seleção Casa Aberta
Filmes: “A Forma do Barro”, “Santo Graal”, “Firmina”, “Pérola” e “Tá Fazendo Sabão”
21h
Show com a Banda Funkse
Anfitriãs: Paulette Truca Truca, Victoria Carmel e Tinna Carmel
Apresentação de dança: “Kinésies Corrompues” com Coletivo Àkàrà
Ingressos à venda no Sympla
R$ 10,00 (meia-entrada) e R$ 20,00 (inteira), mais a taxa da plataforma
17h30
Filme convidado: Alfredo
Com a presença da diretora Lara Pires (MG)
18h30
Mostra Seleção Casa Aberta
Filmes: “A Saga”, “Princesa Macula e o Canto Triste”, “Casulo”, “Courage”, “Lagrimar”, “Divagar”, “A Voz de Fotografias” e “Peixes, búfalas & urubus”.
20h30
Discotecagem em Vinil: Merece uma Agulha
17h
Exibição de filmes
Centro de Convenções Prof. Alda Machado Knippel (Monte Alegre de Minas)
Mostra Seleção Casa Aberta
Filmes: “Sacis” e “Retrato de um Forró”
MOSCA visita Casa Aberta
Filme: “A Nobre e Breve História do Beijo”
18h
Exibição das produções da oficina “Trakinagem no Cinema” e entrega dos certificados
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Carlos Gabriel Ferreira da Silva
[email protected]