A cidade de São Paulo aplicou 76.617 doses de vacinas no último sábado (10), durante o “Dia D de Intensificação de Vacinação”. A ação mobilizou todas as 479 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital, que também participaram da primeira edição do Avança Saúde – Mental, iniciativa que atendeu mais de 25 mil pessoas com foco na saúde mental e outros cuidados integrados.
Dentre as vacinas aplicadas, destacam-se 48.582 doses contra influenza, 4.524 contra a Covid-19, 6.852 contra a dengue e 16.659 referentes ao calendário de rotina. A Secretaria Municipal da Saúde também emitiu Declarações de Vacinação Atualizada (DVA) para crianças menores de 6 anos e promoveu ações de busca ativa, com mais de 43 mil pessoas contatadas por telefone ou visitas domiciliares para atualização do esquema vacinal.
Durante visita à UBS José Bonifácio II, o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, reforçou a importância da vacinação contra a gripe. “Queremos ampliar a adesão da vacina contra influenza para evitar casos de síndrome respiratória aguda grave”, afirmou. Segundo ele, São Paulo lidera a cobertura vacinal no país, mas ainda é necessário avançar.
O Avança Saúde – Mental contabilizou 25.164 atendimentos por meio de diversas abordagens, incluindo testes rápidos (15.802), Avaliações Multidimensionais da Pessoa Idosa (3.247), atividades educativas (5.262), ações voltadas à saúde da criança (4.936), consultas médicas (4.107) e atendimentos no programa Modera SP (1.175).
Na área da saúde bucal, a iniciativa também promoveu triagens em larga escala: 8.476 para tecidos moles, 7.127 para cárie e doença periodontal e 261 encaminhamentos para avaliação com estomatologista em Centros de Especialidades Odontológicas. As ações continuam ao longo dos meses de maio e junho, com grupos de acolhimento e identificação de demandas relacionadas à saúde mental.
A secretária-executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde, Sandra Sabino, destacou a importância da iniciativa. “Essas ações reforçam o compromisso da cidade de São Paulo em cuidar dos nossos pacientes em todas as frentes”, afirmou. A rede de cuidados em saúde mental da capital conta atualmente com 103 Centros de Atenção Psicossocial (Caps), resultado da criação de 20 novas unidades entre 2016 e 2024.