Concurso premia jogos digitais que promovam o turismo

Games que se inspiram nas dimensões da cultura brasileira como um ativo para a promoção do país e do turismo podem concorrer a prêmios de R$ 70 mil, R$ 50 mil e R$ 40 mil para os três primeiros colocados; inscrições vão até 6 de junho

MÁRCIO LEAL | INSTITUTO TIJUÍPE
09/05/2025 17h40 - Atualizado há 9 horas

Concurso premia jogos digitais que promovam o turismo
Reprodução

Empresas desenvolvedoras de jogos digitais têm, até 6 de junho, para se inscrever na 2ª edição do prêmio "Brasil Tá Pra Game". Iniciativa da Embratur e da Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games (Abragames) distribui prêmios para jogos que promovam o turismo no Brasil por meio da criatividade, inovação e os padrões de qualidade associados à indústria brasileira de games.

Serão reconhecidos jogos publicados a partir de 1º de janeiro de 2020 e que se inspiram nas dimensões da cultura brasileira (contemporâneas e regionais) como um ativo para a promoção do país e do turismo. O prêmio é também uma forma de incentivar os destinos brasileiros a adotarem os games como estratégia de promoção.

"Estamos falando de uma indústria que ocupa a segunda posição entre os negócios de entretenimento no mundo, atrás apenas do segmento de conteúdos para televisão. Nosso objetivo é difundir a excelência e os talentos presentes na indústria de games e tornar o turismo brasileiro competitivo internacionalmente, motivando o interesse de turistas/jogadores e promovendo conhecimento sobre destinos, territórios, histórias e personagens da cultura brasileira”, explica o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

O primeiro lugar do desafio leva R$ 70 mil, o segundo lugar, R$ 50 mil e o terceiro colocado recebe R$ 40 mil. E o novo entrante, que é o desenvolvedor de jogos com CNPJ a partir de 1º de janeiro de 2020, melhor classificado leva R$ 30 mil.

Além da promoção de destinos turísticos ou engajamento com experiências turísticas, a avaliação levará em conta o design de jogabilidade e mecânica de jogo, design de som e outros aspectos relevantes que contribuam para uma experiência imersiva e agradável para os jogadores.

O game deve apresentar abordagem original e criativa na forma como personagens, histórias, lugares, ícones e dimensões amplas da cultura brasileira, não só em termos regionais, foram incorporados de maneira orgânica. E ainda será avaliada a possibilidade de ser replicado para diferentes destinos e instituições do setor turístico.

Para se inscrever, a empresa desenvolvedora de jogos deve ser constituída e sediada no Brasil, não podendo ser microempreendor individual (MEI). O jogo precisa estar em formato jogável/executável definido pela possibilidade de membros do júri manipularem em tempo real enquanto estiverem rodando na plataforma nativa.

Podem participar jogos executados em PC ou consoles, via navegador web e também para tablets, celulares e dispositivos de realidade virtual, aumentada e mista. Todos os recursos utilizados deverão indicar a sua origem.

Após a divulgação das iniciativas selecionados para a etapa de pitching, será aberta uma votação popular. A divulgação dos jogos selecionados para o Pitch Day será em 1º de setembro.

Dúvidas devem ser encaminhadas para [email protected].

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MÁRCIO LEAL GONÇALVES
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FONTE: Instituto Tijuípe (https://institutotijuipe.wixsite.com/institutotijuipe/post/concurso-premia-jogos-digitais-que-promovam-o-turismo)
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