Neste sábado, 10 de maio, a cidade de São Paulo realiza o Dia D de intensificação da vacinação, promovido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) funcionarão das 8h às 17h, enquanto as AMAs/UBSs Integradas, que já operam aos sábados, estarão abertas das 7h às 19h. A ação tem como objetivo ampliar o acesso à vacinação de crianças, adultos, gestantes e idosos.
Durante a campanha, será disponibilizada a vacina contra a influenza para os públicos prioritários, que incluem crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e pessoas com 60 anos ou mais. É necessário apresentar documento de identificação e caderneta de vacinação. As unidades também emitirã a Declaração de Vacinação Atualizada (DVA) para crianças dessa faixa etária, documento que deve ser entregue às escolas após emissão.
As equipes das unidades ainda realizarão uma busca ativa de pessoas com esquemas vacinais incompletos para as vacinas contra dengue, febre amarela e tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola). A ação segue o calendário de vacinação por faixa etária e reforça uma estratégia já adotada rotineiramente para manter a cobertura vacinal da população.
“A vacinação é essencial para garantir a saúde de toda a população, e esse Dia D é uma oportunidade para todos conferirem a carteirinha e colocarem as vacinas em dia”, destacou Mariana de Souza Araújo, coordenadora de Vigilância em Saúde. A população pode consultar a unidade mais próxima por meio da plataforma Busca Saúde.