“Afinal, um ‘eu te amo’ é o quê?” — a pergunta que abre o texto de orelha de “Uma Breve História do Eu Te Amo” (Editora Patuá, 104 págs.) define o tom do romance do autor, roteirista e documentarista fluminense Igor Miguel Pereira. Trata-se de uma história ficcional que mistura relato de paixão, crônicas, entrevistas e teoria amorosa, partindo de um encontro fugaz para mergulhar nas ambiguidades, encantamentos e ruídos que habitam a mais repetida — e também mais mal interpretada — declaração da língua portuguesa.
O “eu te amo” pode carregar uma variedade de intenções e emoções que podem transcender completamente o conceito de amor, o que chamou atenção do autor como ponto de partida para o enredo. “Sempre me intrigou o valor que as pessoas dão ao ‘eu te amo’”, comenta Igor. “É como uma frase-feitiço, dita como se pudesse mudar a realidade — quase uma prece.”
Mesmo presente em incontáveis músicas, livros e filmes, o “eu te amo” tem, para o autor, uma densidade própria. “Pode parecer sinônimo de amor, mas tem uma vida independente, cheia de intenções contraditórias: pode ser um pedido de socorro, uma tentativa de controle, uma saudação banal ou uma armadilha de afeto. Às vezes tudo isso ao mesmo tempo.”
Um carnaval, uma frase e um sumiço
No livro, Pedro conhece Iara em um bloco de carnaval no Rio de Janeiro. Entre batuques, cerveja e glitter, eles embarcam num papo, entre risos e beijos, que termina no apartamento dele, no Catete. Após algumas horas compartilhadas e sexo casual, Iara diz “eu te amo” — e fotografa a reação de Pedro, atônito. Em seguida, muda de assunto, como se nada tivesse acontecido.
Na manhã seguinte, ela não está mais lá. Em seu lugar, Pedro encontra apenas uma bolsa com a encadernação de uma tese de doutorado: Uma Breve História do Eu Te Amo, assinada por Iara. Sem conseguir reencontrá-la, ele mergulha na leitura do trabalho — composto por entrevistas, relatos e reflexões sobre diferentes contextos em que a frase foi dita ou ouvida. Ao longo da narrativa, Pedro começa a ouvir a voz de Iara narrando os trechos da tese, como se ela ainda estivesse ali. O texto se torna corpo, e a leitura, uma presença física.
O romance nasceu de um conto anterior, publicado no livro “Espuma”, sobre um artista que dizia “eu te amo”, registrava reações e desaparecia. “Quis contar uma história mais centrada nos conflitos internos e nos sentimentos de um personagem”, diz Igor.
Ambientado nos bairros do Catete, Glória e Lapa, o livro transforma o Rio de Janeiro em personagem. Uma cidade viva, que pulsa e silencia. Entre rodas de samba, bares antigos e becos de carnaval, o romance navega pelas zonas ambíguas do amor contemporâneo: o desejo e o afastamento, o corpo e o texto, o afeto e a performance.
Uma escrita de encantamento: conheça Igor Miguel Pereira
Igor Miguel Pereira é autor, roteirista e documentarista. Nasceu em Angra dos Reis (RJ), cresceu no interior fluminense e vive no bairro do Catete, no Rio de Janeiro, desde 2011. É formado em Comunicação Social – Jornalismo pela UnB, com especializações em Cinema Documentário (FGV) e Artes da Escrita (Universidade Nova de Lisboa).
Tem passagem por produtoras e canais de TV, como Cinegroup e Sabor & Arte, e assina roteiros e direções de documentários exibidos no Canal Curta!, como Dolores Duran: O Coração da Noite e Chiquinha Gonzaga: Música Substantivo Feminino. No cinema e na literatura, dedica-se a histórias que entrelaçam afeto, memória e identidade.
Publicou seu primeiro livro aos 18 anos e, desde então, alterna entre contos, crônicas e roteiros. Uma Breve História do Eu Te Amo, seu quinto livro, é considerado por ele seu trabalho mais maduro.“Gosto do texto que encanta, que seduz, mais até do que o que desnorteia”, frisa Igor, cuja escrita é marcada por um estilo fluido e sensorial. Entre suas referências, estão Haruki Murakami, Jorge Amado, Roland Barthes e a canção popular brasileira.
Confira um trecho do livro:
“Com frequência, os estímulos produzem reações inesperadas. As palavras que acariciam podem incomodar se lidas uma segunda vez. Ele abandona a leitura e fica prostrado no sofá. Tenta responder a uma pergunta simples, muito repetida nos últimos dias. O toque do texto se assemelha ao toque de Iara?”
FICHA TÉCNICA
Autor: Igor Miguel Pereira
Editora: Patuá
Categoria: Romance
ISBN: 978-85-8297-895-5
Formato: 14 X 21 cm
Páginas: 104
Ano: 2024
Adquira “Uma breve história do eu te amo” pelo site da Editora Patuá: https://www.editorapatua.com.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ANA LAURA FERRARI DE AZEVEDO
[email protected]