Centro Municipal para Pessoas com Autismo completa um mês com mais de 5 mil inscritos

Espaço público inédito em São Paulo inicia nova fase com oficinas voltadas ao desenvolvimento de habilidades e apoio às famílias

Redação - Itaquera em Notícias
05/05/2025 14h39 - Atualizado há 12 horas

Centro Municipal para Pessoas com Autismo completa um mês com mais de 5 mil inscritos
Acervo / SMPCD - Prefeitura de São Paulo

O primeiro Centro Municipal para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (Centro TEA) completou um mês de funcionamento na última sexta-feira (2). Localizado na Avenida Santos Dummont, nº 1.318, no bairro de Santana, o espaço tem como proposta promover a inclusão, o acolhimento e a capacitação de profissionais que atuam ou desejam atuar com o público autista.

Desde sua inauguração, no Dia Mundial de Conscientização do Autismo (2 de abril), mais de 5 mil pessoas se inscreveram para participar da triagem, etapa inicial do atendimento. A triagem consiste em uma entrevista com a Equipe Multidisciplinar, voltada a identificar as demandas específicas de cada pessoa com TEA, possibilitando um acompanhamento mais personalizado.

Pais e responsáveis que passaram pela primeira etapa destacaram o acolhimento e a estrutura do local. Danielli de Andrade, mãe de Lívia, de 8 anos, elogiou o ambiente e a recepção da equipe. Já Clayton Silva, que esteve no centro com o filho João Lucas, de 12 anos, ressaltou a importância do apoio também às famílias: “Vai ser uma mudança muito significativa na vida dele — e na nossa também”.

O Centro TEA baseia suas ações em seis eixos: Cultura, Esporte, Trabalho e Empreendedorismo, Cursos de Formação, Bem-estar e Autonomia Social, e Expansão dos Horizontes. Nesta segunda-feira (5), teve início a segunda fase do projeto, com o início das oficinas e atividades para os 750 munícipes que já passaram pela triagem.

O agendamento para triagem pode ser feito no site da Prefeitura de São Paulo (www.prefeitura.sp.gov.br/centrotea), mediante preenchimento de dados pessoais, envio de documentos e seleção de data e horário. O atendimento no espaço é voltado inicialmente a pessoas a partir de seis anos de idade.


FONTE: SMPCD - Prefeitura de São Paulo
Notícias Relacionadas »