UNACON levará tratamento oncológico para 23 municípios do Litoral Norte do RS

Serviço de oncologia no Hospital de Osório evitará deslocamentos a Porto Alegre e ampliará o acesso a terapias modernas

JúLIA BOZZETTO
30/04/2025 10h27 - Atualizado há 15 horas

UNACON levará tratamento oncológico para 23 municípios do Litoral Norte do RS
HSV

Uma nova estrutura de atendimento oncológico está prevista para o Litoral Norte do Rio Grande do Sul. A partir do final de 2025 ou início de 2026, o Hospital São Vicente de Osório contará com a Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), que atenderá pacientes de 23 municípios da região.

O projeto é liderado pela oncologista clínica Dra. Dienata Ribeiro Bueno, que assume a responsabilidade técnica da oncologia no Sistema Único de Saúde (SUS) no hospital. Natural da região e formada no Hospital Mãe de Deus de Porto Alegre, a médica também atua na Oncoclínicas e na Unirad, em Capão da Canoa.

A criação da UNACON é fruto de uma motivação pessoal e profissional. "É um projeto antigo, um desejo meu e de outros colegas, de instalar a oncologia aqui no Litoral", afirma Dra. Dienata. A médica lembra ainda a perda de uma colega que não teve acesso a diagnóstico precoce na região, reforçando a necessidade do serviço.

Hoje, pacientes do Litoral Norte precisam se deslocar até Porto Alegre para receber diagnóstico e tratamento de câncer. Com a implantação da UNACON, o atendimento será realizado mais próximo das residências dos pacientes, reduzindo a necessidade de viagens longas e facilitando o acesso a terapias avançadas.

Com seis anos de experiência na área, Dra. Dienata destaca a importância da constante atualização médica e o impacto de novas tecnologias no tratamento. "A gente não tem como não se colocar no lugar do paciente e do familiar. Essa vivência te traz uma perspectiva diferente da vida", comenta.

A UNACON será um serviço completo de oncologia, oferecendo atendimento especializado para toda a região. Além de representar um avanço na infraestrutura de saúde local, o projeto busca garantir mais dignidade e qualidade de vida aos pacientes em tratamento.


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JÚLIA KLAUS BOZZETTO
[email protected]


Notícias Relacionadas »