Tecnologia e inovação no combate ao câncer infantojuvenil: Projeto do Instituto do Câncer Infantil fortalece o diagnóstico precoce da doença
Anualmente, no Brasil todo, estima-se que existam 10 mil novos casos de câncer infantil. Deste total, 450 ocorrem somente no Rio Grande do Sul. Foi pensando nisso que o ICI desenvolveu o Teleoncoped, em parceria com a SES.
Larissa Ierque
30/04/2025 09h17 - Atualizado há 15 horas
Divulgação ICI
A importância do diagnóstico precoce ganha destaque, especialmente quando se trata do câncer infantojuvenil – principal causa de morte por doença entre crianças e adolescentes no Brasil. No Rio Grande do Sul, uma iniciativa inovadora vem ampliando as chances de identificação e tratamento da doença: o projeto TELE ONCOPED, desenvolvido pelo Instituto do Câncer Infantil (ICI).
Desde sua implementação, a iniciativa tem fortalecido a rede assistencial de oncologia pediátrica, oferecendo teleconsultorias, capacitação profissional e um ambulatório especializado para triagem e encaminhamento ágil de casos suspeitos. De 2022 a 2024, foram realizados 90 atendimentos. Desses, foram 114 consultas presenciais e 76 por telemedicina. E o que mais surpreende é que dos 58 pacientes encaminhados para avaliação, 42 tiveram a doença confirmada.
A mãe de Jeremias Castro Menezes, de apenas 5 meses soube que havia algo errado com o filho quando realizou uma consulta médica via Teleoncoped em 03/12/2022. Um dia depois, com base nos exames, o paciente que mora em Camaquã/RS foi encaminhado com urgência ao Hospital de Clínicas de Porto Alegre, por suspeita de neuroblastoma. A doença foi confirmada e o tratamento iniciado no dia 08 de dezembro, cinco dias após a consulta por telefone. O paciente, agora com 2 anos, permanece em tratamento oncológico no Hospital.
Os atendimentos são realizados pelo telefone (0800 511-2121 - ligação gratuita) e plataforma, sendo realizados pela equipe especializada do Instituto do Câncer Infantil que orienta a melhor conduta conforme protocolo e fluxo de encaminhamento. As ligações podem ser feitas tanto por pais e responsáveis, quanto profissionais de saúde.
O Tele Oncoped atende o estado inteiro, fornecendo suporte para o diagnóstico precoce de casos de câncer de 0 a 19 anos de idade. O serviço foi pensado para auxiliar médicos e outros profissionais da saúde no atendimento de casos suspeitos de câncer nessa faixa etária. Ao ligar para o teleatendimento, o profissional recebe orientações de uma equipe especializada do Instituto do Câncer Infantil, podendo tirar dúvidas e realizar os encaminhamentos necessários para o diagnóstico completo de câncer infantil.
Com um sistema de telemedicina em expansão e uma abordagem integrada para acelerar diagnósticos e tratamentos, o TELE ONCOPED reforça como a tecnologia pode salvar vidas. A história desse projeto serve como um exemplo de inovação na saúde pública e um alerta sobre a necessidade de políticas que priorizem a detecção precoce do câncer infantil.
Para a Secretária de Saúde do RS, Arita Bergmann, "O Instituto do Câncer Infantil é uma das instituições do cuidado com crianças e adolescentes com câncer, que orgulha o Estado do Rio Grande do Sul pela excelência do trabalho assistencial do trabalho de matriciamento e do trabalho de apoio aos serviços no interior do Estado, justamente para acelerar e agilizar o diagnóstico precoce do câncer infantil", conta. "O Estado tem um convênio com o ICI, que além das capacitações das equipes, uma das ações de suma importância diz respeito ao atendimento Teleoncoped, onde a equipe de especialistas do Instituto Câncer Infantil orienta as equipes de forma remota, inclusive para avaliar os casos e encaminhar para a rede especializada. O teleoncoped já fez centenas de atendimentos, já fez diagnósticos e certamente salvou muitas vidas", aponta.
Plataforma do ICI oferece capacitação para profissionais da saúde
Vinculada ao serviço de telemedicina e teleconsultoria, a plataforma de ensino Tele Oncoped ICI oferece curso de capacitação para estudantes e profissionais da saúde interessados em aprimorar os conhecimentos sobre diagnóstico precoce de câncer infantojuvenil. Oferecido pelo Instituto do Câncer Infantil (ICI), o curso oferece certificado validado pelo ICI e pela Secretaria Estadual da Saúde para os alunos que concluírem 100% das aulas.
A plataforma de ensino é destinada a profissionais da Atenção Básica e de Unidades Oncológicas do Estado do Rio Grande do Sul. As aulas, em formato presencial e EAD, são ministradas por profissionais especializados do ICI, que orientam na identificação de sinais e sintomas do câncer na faixa etária de 0 a 19 anos, antecipando o diagnóstico e otimizando os encaminhamentos para os serviços de referência.
Foram 3 mil alunos inscritos na primeira capacitação, que segue em andamento até o final do ano. A previsão é de que abram novas turmas para capacitação em julho.
SERVIÇO:
O número está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, sendo destinado tanto para profissionais da área da saúde quanto pais e responsáveis que quiserem tirar suas dúvidas. Tele Oncoped: 0800 511-2121.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Larissa Braga Ierque
[email protected]