A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), dará continuidade às ações intensificadas de combate à dengue e outras arboviroses durante o feriado de 1º de Maio e o final de semana (3 e 4 de maio). As atividades ocorrerão em todas as regiões da cidade, com foco na eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti.
As Unidades de Vigilância em Saúde (Uvis) realizarão visitas domiciliares, bloqueios de criadouros, nebulizações, aplicação de larvicidas em pontos estratégicos e ações educativas para conscientizar a população. Ao longo do ano, mais de 4,2 milhões de ações já foram executadas, com o apoio de drones que aplicam larvicida em áreas de difícil acesso.
Na quinta-feira (1º), distritos como Bela Vista, Ermelino Matarazzo, Tremembé, Jaguaré, Ipiranga e Grajaú receberão as ações. No sábado (3), as atividades seguirão em bairros como Liberdade, Parque do Carmo, Tucuruvi, Lapa, Jabaquara e Campo Limpo. Já no domingo (4), Itaim Paulista, Cidade Líder e Bela Vista estarão entre os contemplados.
A Prefeitura destaca a importância da colaboração da população para eliminar recipientes que possam acumular água e servir de criadouros. A iniciativa dos moradores é considerada essencial no enfrentamento da dengue, cuja prevenção depende, principalmente, da eliminação de focos do mosquito.
Em caso de sintomas como febre alta, dor de cabeça, dores no corpo e manchas vermelhas na pele, a orientação é procurar atendimento em unidades de saúde como UBSs, AMAs ou UPAs. Os serviços da rede municipal estão preparados para realizar testes e oferecer o tratamento necessário. A localização das unidades pode ser consultada na plataforma Busca Saúde: http://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br/.