Iniciativa usa teatro e experiências lúdicas para ensinar sustentabilidade em escolas públicas

O palco em sala de aula: Com passagem por Indaiatuba, projeto cultural tem ações práticas com alunos e professores

ANGELO MIGUEL | BACURI COMUNICAçãO
28/04/2025 16h38 - Atualizado há 1 dia

Iniciativa usa teatro e experiências lúdicas para ensinar sustentabilidade em escolas públicas
Oliveira Produções

De 6 a 9 de maio, o projeto "Conhecendo os ODS" desembarca em Indaiatuba (SP), após percorrer dezenas de cidades brasileiras, para engajar alunos e professores da rede pública em ações práticas e artísticas em prol da sustentabilidade. Realizado pelo Ministério da Cultura e pela Oliveira Produções via Lei de Incentivo à Cultura, a iniciativa usa o teatro como ferramenta principal para debater os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, aliando, arte, aprendizado e criatividade. A ação tem patrocínio da Aksell Química.

 

A programação inclui um espetáculo teatral montado pelos alunos, oficinas de teatro e um circuito de atividades que permite aos participantes percorrerem diversos temas socioculturais e ambientais. Ao todo, 1,5 mil estudantes serão impactados. Para os organizadores, o teatro não só amplia a conscientização sobre questões como meio ambiente e diversidade cultural, mas também fortalece habilidades sociais.

“O teatro é uma linguagem poderosa para estimular reflexões críticas e a socialização. Ao criar juntos, os alunos exercitam o trabalho em grupo, a troca de ideias e descobrem novas formas de expressão”, destaca Luiz Felipe Deffune de Oliveira, diretor da Oliveira Produções. Além das apresentações, professores participam da palestra virtual “Como a arte pode ser ensinada nas escolas”, a fim de  para integrar o uso das ferramentas artísticas ao cotidiano escolar, reforçando o papel da arte na transformação de comunidades.

Circuito educativo combina reciclagem, jogos e realidade virtual em jornada pela sustentabilidade

O projeto, que ocupa a quadra das escolas, inicia com uma palestra introdutória que utiliza recursos multimídia para apresentar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), exemplificando como ações cotidianas impactam a sustentabilidade global. Em seguida, na Oficina Ressignificar, os participantes aprendem a transformar materiais recicláveis em objetos úteis, como jogos e brinquedos. A próxima etapa engloba três atividades simultâneas: um jogo de tabuleiro humano sobre os ODS, onde as crianças avançam como "pinos" enquanto aprendem; uma exposição colaborativa que forma um quadro feito com tampinhas recicladas e um circuito de bem-estar com competições físicas lúdicas para promover trabalho em equipe. Na sequência, a imersão na vida marinha simula o fundo do mar, ensinando sobre biodiversidade e pesca sustentável, complementada por uma experiência de realidade virtual com óculos 3D que exibe ecossistemas marinhos. Por fim, outra atividade prática demonstra, através de experimentos visuais, como o desmatamento e a erosão impactam o solo, ilustrando a relação entre preservação ambiental e equilíbrio ecológico.

 

“Acreditamos que despertar a consciência sustentável desde a infância é uma semente poderosa para o futuro. Quando unimos aprendizado e brincadeira, criamos experiências marcantes capazes de incentivar as crianças a se responsabilizarem pelo planeta. Mais do que nunca, é essencial que a sociedade civil assuma seu papel na construção de um mundo mais justo e sustentável — e isso começa com a educação e o engajamento das novas gerações.”, afirma Márcia Regina Luiz - Coordenadora de RH da Aksell.

Projeto impulsiona os ODS da ONU

 

Os ODS, estabelecidos pela ONU em 2015, são 17 metas globais para erradicar a pobreza, proteger o planeta e promover prosperidade até 2030. O projeto "Conhecendo os ODS" relaciona-se a cinco desses objetivos por meio de teatro, oficinas e atividades interativas. Ele impulsiona o ODS 4 (Educação de Qualidade) ao integrar arte e aprendizado, promove o ODS 3 (Saúde e Bem-Estar) com atividades lúdicas, reforça o ODS 11 (Cidades Sustentáveis) ao estimular o uso cultural dos espaços escolares, trabalha o ODS 12 (Consumo Responsável) com reciclagem e jogos e conscientiza sobre o ODS 14 (Vida na Água) com realidade virtual. A iniciativa mostra como a cultura pode impulsionar ações alinhadas aos ODS.


Em suas atividades, o projeto promove a inclusão em todas as etapas, oferecendo intérpretes de Libras, audiodescrição em palestras em vídeo e monitores capacitados para assistência personalizada. O espaço é adaptado com rampas, corrimãos, piso tátil e sinalização, garantindo um acesso seguro e inclusivo.

 

Cronograma

Indaiatuba - SP
6/05 - EMEB Maria Cecília Ifanger 
7/05 - EMEB João Marinho Filho 
8/05 - EMEB Yolanda Steffen 
9/05 - EMEB Leonel José Vitorino Ribeiro 


 

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Angelo Miguel Oliveira Lima
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