Agenda climática: Projetos que fortalecem participação social têm edital aberto

Chamada busca reforçar o protagonismo das comunidades locais em espaços de tomada de decisão e garantir a construção de políticas climáticas mais justas e inclusivas; inscrições de projetos vão até 8 de maio

MÁRCIO LEAL | INSTITUTO TIJUÍPE
29/04/2025 06h07 - Atualizado há 3 horas

Agenda climática: Projetos que fortalecem participação social têm edital aberto
Reprodução

Seguem abertas, até 8 de maio, as inscrições na 4ª Chamada de Projetos 2025: "Fortalecendo o protagonismo local na agenda climática". O objetivo é apoiar que organizações comunitárias tenham incidência e participação ativa no processo.

Reforçar a participação e o protagonismo das comunidades locais em espaços de tomada de decisão e garantir a construção de políticas climáticas mais justas e inclusivas é cada vez mais importante. E a sistematização de informações e evidências por meio de estudos e monitoramento são ferramentas úteis neste processo, para pautar políticas públicas e até mesmo as discussões na própria COP 30, que ocorrerá no final deste ano, aqui no Brasil.

A iniciativa do Fundo Casa Socioambiental vai apoiar até 50 projetos, com até R$ 30 mil cada. As organizações selecionadas ainda participarão de oficinas de fortalecimento de capacidades e da Jornada de Aprendizagem sobre a COP 30.

Podem se inscrever associações comunitárias sem fins lucrativos, com orçamento de até R$ 500 mil em 2024 e que possuam a seguinte documentação institucional em dia:

  • Última ata de eleição vigente da organização;
  • Estatuto da organização;

  • CNPJ;

  • Certidão Negativa de Débitos do FGTS;

  • Certidão Negativa de Débitos da Receita Federal;

  • Cópia do extrato bancário com dados da conta bancária.

Organizações sem CNPJ também podem ser selecionadas, desde que apresentem projetos por meio de uma organização parceira que possua a documentação em dia.

As propostas devem obrigatoriamente abordar as duas linhas temáticas, que são complementares:

Linha 1 – Incidência e participação em espaços de tomada de decisão

  • Ações de fortalecimento da articulação e incidência com a finalidade de garantir a presença e participação de organizações nos espaços de tomada de decisão (locais, nacionais e internacionais) que debatem a agenda climática;
  • Incidência e participação ativa na construção de políticas locais e regionais sobre a agenda climática, incluindo planos climáticos estaduais e municipais, além de planos de adaptação subnacionais.

Linha 2 – Geração de evidências e produção de conhecimento sobre a agenda climática

  • Produção de estudos com dados e evidências que ajudem a entender os impactos das mudanças climáticas no presente e como afetarão o futuro, usando indicadores que demonstrem essas mudanças, considerando também, como essas mudanças impactam os territórios e comunidades;
  • Discussão e monitoramento dos impactos das emergências climáticas nos territórios, bem como das salvaguardas implementadas;

  • Monitoramento de investimentos nacionais e internacionais que impactam nas mudanças climáticas.

Em caso de dúvidas, pode ser enviado e-mail para [email protected].

Saiba mais e inscreva seu projeto


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MÁRCIO LEAL GONÇALVES
[email protected]


FONTE: Instituto Tijuípe (https://institutotijuipe.wixsite.com/institutotijuipe/post/agenda-climatica-projetos-que-fortalecem-participacao-social-tem-edital-aberto)
Notícias Relacionadas »