Mostra inédita com cineastas indígenas promove mesa com participações de Vincent Carelli, Sérgio Yanomami e Olinda Tupinambá.

No CCBB São Paulo

ATTI COMUNICAÇÃO
28/04/2025 18h21 - Atualizado há 10 horas

Mostra inédita com cineastas indígenas promove mesa com participações de Vincent Carelli, Sérgio Yanomami e Olinda Tupinambá.
filmes de quintal

Nesta quarta-feira, 30/04, quarta-feira, às 18h, o indigenista e documentarista, Vincent Carelli, e os cineastas indígena, Sérgio Yanomami e Olinda Tupinambá, participam da mesa 'Cosmologias nas imagens, política das imagens, lutas e conquistas indígenas", com mediação da curadora Junia Torres. O evento faz parte da mostra "Cosmologias da Imagem: cinemas de realização indígena", que vai até 25 de maio no CCBB São Paulo.
 

Já no dia 1 de maio, às 18h, acontece a sessão comentada pela  diretora Natália Tupi, dos filmes “Os Sonhos Guiam”“Aguyjevete, Avaxi’i” e “Bakish Rao: Plantas en Lucha”. Para completar haverá uma sessão com medidas de acessibilidade, com legendagem descritiva.

Com entrada gratuita, a Mostra "Cosmologias da Imagem: cinemas de realização indígena traz 33 filmes de cineastas indígenas de diversos povos e de regiões como Maxakali/Tikmũ'ũn, Kuikuro, Yanomami, Mbya-Guarani, Guarani Nhandeva, Tupinambá, Karapotó, Awa Guajá/Tentehara/Guajajara, Huni Kuin, Xakriabá, Mebêngôkre-Kayapó, Baniwa, Krahô, Xavante, Tupi, Fulni-ô e Kaiabi

Entre os destaques da programação estão os longas A Transformação de Canuto”, de Ariel Kuaray Ortega e Ernesto de Carvalho (RS), que se passa em uma comunidade Mbyá-Guarani na fronteira entre Brasil e Argentina, e narra a história de Canuto, um homem transformado em onça e morto tragicamente, e Yvy Pyte - Coração da Terra, de Alberto Alvares e Guilherme Cury, que percorre as terras Guarani, rompendo fronteiras físicas e simbólicas. Também se destacam os filmes Ibirapema, de Olinda Tupinambá (Bahia), “Tuíre Kayapó - O gesto do facão”, do Coletivo Beture de Cineastas Mebêngobrê-Kayapó (Pará), “Abdzé Wede’õ – O Vírus Tem Cura?”, de Divino Tserewahú / Xavante (Mato Grosso), Mãri hi – A árvore dos sonhos”, de Morzaniel Ɨramari Yanomami (Roraima), Yuri uxëatima thë - A Pesca com Timbó, de Aida Harika, Roseane Yariana e Edmar Tokorino Yanomami (Roraima), e Thuë pihi kuuwi - Uma Mulher Pensando”, de Aida Harika, Roseane Yariana e Edmar Tokorino Yanomami (Roraima). Os dois últimos curtas são os primeiros filmes dirigidos e filmados por mulheres Yanomami.
 

Com patrocínio do Banco do Brasil, a mostra 'Cosmologias da Imagem: cinemas de realização indígena' é uma produção da Filmes de Quintal, com a coordenação de Júnia Torres, produção de Arthur Medrado, Cora Lima e Clara Olac, e a produção executiva de Tatiana Mitre para a Amarillo Produções. A programação está disponível em bb.com.br/cultura e no catálogo virtual, que poderá ser baixado gratuitamente durante o período do evento. Além de São Paulo, a mostra acontece também no CCBB Rio de Janeiro, de 14 de abril a 12 de maio.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VALERIA MAGNABOSCO BLANCO
[email protected]


FONTE: atti comunicacao
Notícias Relacionadas »