Dia Mundial da Segurança e saúde no trabalho: a importância dos exames laboratoriais na rotina do trabalhador

Os exames são essenciais não apenas para cumprir a legislação, mas também para promover a saúde e a prevenção de doenças

Bendita Letra
28/04/2025 10h37 - Atualizado há 15 horas

Dia Mundial da Segurança e saúde no trabalho: a importância dos exames laboratoriais na rotina do trabalhador
Arquivo Pessoal
 

A segurança e a saúde no trabalho vão muito além do uso de equipamentos de proteção ou de boas práticas no ambiente corporativo. No Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, celebrado em 28 de abril, especialistas alertam para a importância dos exames laboratoriais e médicos periódicos como ferramentas essenciais para preservar o bem-estar e prevenir doenças que afetam diretamente a produtividade e a qualidade de vida dos trabalhadores.

De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), todos os trabalhadores contratados sob o regime celetista devem passar obrigatoriamente por exames médicos em três etapas: admissional, demissional e periódica. Essas avaliações têm como objetivo identificar possíveis riscos à saúde decorrentes das atividades exercidas e garantir a aptidão física e mental dos colaboradores.

“Esses exames ajudam tanto o trabalhador quanto a empresa. Através de um acompanhamento contínuo, é possível detectar precocemente alterações que possam ser causadas pela exposição a determinados fatores no ambiente de trabalho”, explica Luis Otávio Teixeira, sócio-proprietário da Humana Laboratório e Vacinação e especialista em Gestão da Qualidade Laboratorial. Ele ressalta ainda que exames como hemograma completo, glicemia, colesterol, exames de urina e testes para doenças infecciosas são fundamentais na rotina da medicina ocupacional.

Mais que obrigação: uma estratégia de prevenção e gestão da saúde

Os exames periódicos — regulados pelo artigo 168 da Norma Regulamentadora 07 (NR-07) da CLT — devem ser realizados por conta do empregador e com frequência estabelecida pelo Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). Normalmente, o intervalo entre os exames não pode ultrapassar dois anos, podendo ser reduzido para trabalhadores em funções com maior risco.

“Quando uma empresa realiza esse monitoramento corretamente, ela consegue evitar afastamentos, minimizar o impacto de doenças crônicas e ainda promover um ambiente mais seguro e saudável”, destaca Levindo Teixeira, também sócio da Humana, farmacêutico bioquímico e membro da Sociedade Brasileira de Imunização (SBIM).

Além das avaliações clínicas e laboratoriais, o profissional reforça a importância da imunização como parte do cuidado com a saúde no trabalho. “Vacinas como a da gripe, hepatite B e tétano devem estar atualizadas, principalmente em áreas com maior contato com o público ou risco biológico”, aponta.

Humana Laboratório e Vacinação: Cuidado integral com foco no trabalhador

Com foco na saúde preventiva, a Humana oferece suporte completo às empresas no cumprimento das exigências legais e na promoção da saúde ocupacional, incluindo exames laboratoriais, controle de vacinas, gestão de laudos e orientação técnica especializada. “Nosso papel vai além da coleta e análise: estamos comprometidos em contribuir para ambientes de trabalho mais saudáveis e conscientes”, finaliza Luis Otávio.


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARIA JULIA HENRIQUES NASCIMENTO
[email protected]


FONTE: Fontes: Luis Otávio Teixeira - Sócio-proprietário da Humana Laboratório e Vacinação e especialista em Gestão e Garantia da Qualidade Laboratorial - Levindo Teixeira - Sócio-proprietário da Humana Laboratório e Vacinação, farmacêutico bioquímico.
Notícias Relacionadas »