São Paulo, abril de 2025 - O Rumensin™, aditivo melhorador de desempenho do portfólio da Elanco Saúde Animal, celebra em 2025 cinquenta anos de comercialização no mercado e a conquista da certificação de produto redutor da pegada de carbono na pecuária. Concedido pela auditoria FairFood, o selo reconhece empresas que desenvolvem soluções que reduzem os impactos ambientais negativos, alinhando-se a crescente demanda por práticas mais sustentáveis no setor agropecuário global.
“O Rumensin™ é um ionóforo de uso exclusivo animal cuja molécula, a monensina, é uma inovação Elanco que traz mais produtividade ao rebanho na produção intensiva ou extensiva. Ela promove ganhos significativos na produtividade do rebanho, ao impulsionar o ganho de peso e a eficiência alimentar, modulando o metabolismo ruminal”, explica Nuno Rodrigues, gerente de Marketing Premix da divisão Ruminantes da Elanco. Para além disso, a certificação da FairFood se justifica pelo impacto ambiental que o produto exerce. “Uma meta-análise publicada no ano passado compilou 20 estudos que evidenciaram o potencial do Rumensin™ para a redução da emissão do gás metano, em diferentes condições de produção pecuária”, diz Adriano Paiva, consultor técnico da empresa. O gás metano é um dos principais causadores do efeito estufa.
Ao longo de seus 50 anos de presença no Brasil e em outros mercados, o Rumensin™ se consolidou como uma das soluções mais eficazes para o aumento da produtividade e bem-estar animal. “O produto é amplamente reconhecido e estudado, com mais de 6.000 publicações científicas sobre os efeitos da monensina, sendo aproximadamente 2.300 publicações no Journal of Animal Science e 1.170 no Journal of Dairy Science, duas das principais revistas científicas do setor. Estudos demonstram que o Rumensin™ resulta em maior carcaça e na economia de até 11,8 kg de matéria seca por arroba produzida, além de ser uma escolha confiável para os pecuaristas”, destaca Nuno.
A adoção da suplementação com o Rumensin™, durante todo o ciclo de produção, não só contribui para a conversão nutricional e avanço da produtividade, como também para a redução, com segurança, do tempo de abate do animal. “E isso se reverte em uma menor emissão do gás metano, atestada na nova certificação da FairFood”, comemora Nuno.
Além do Rumensin™, o Zimprova™, outro melhorador de desempenho do portfólio Elanco, também possui o selo de redutor de pegada de carbono. “Direcionar nossa pesquisa e desenvolvimento para que nossos serviços e produtos garantam mais sustentabilidade ao meio ambiente e às fazendas faz parte dos compromissos globais da Elanco, expressos na plataforma de responsabilidade social da empresa, o Healthy Purpose™, diz Nuno.
Para saber mais sobre as soluções que a Elanco oferece ao produtor rural, visite também o site agropecuaria.elanco.com.br e acompanhe a empresa no Instagram (@elancoagro) e no Linkedin (@elancobrasil).
Sobre a Elanco
A Elanco Animal Health (NYSE: ELAN) é líder global na área de saúde animal e se dedica a inovar e fornecer produtos e serviços para prevenir e tratar doenças em animais de produção e animais de companhia, agregando valor ao trabalho de produtores, tutores, médicos-veterinários e da sociedade como um todo. Com 70 anos de tradição no setor, estamos comprometidos em ajudar nossos clientes a melhorar a saúde dos animais sob seus cuidados, além de causar um impacto significativo em nossas comunidades locais e globais. Na Elanco, somos movidos por nossa visão – Alimento e Companheirismo enriquecendo a vida – e nossa estrutura de responsabilidade social – Elanco Healthy Purpose™ – tudo para melhorar a saúde dos animais, das pessoas e do planeta.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Elabore Estratégia
Gisele Berto [email protected] - (11) 97016-4446
Luciana Tardioli [email protected] - (11) 97350-6928
Vanessa Costa [email protected] - (11) 98584-1072
Para conferir outros materiais para a imprensa sobre a Elanco, acesse www.elanco.com/pt-br/news/press-releases
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LUCIANA SANTOS TARDIOLI SIMOES
[email protected]