Crianças bilíngues, cidadãos do futuro: o poder da educação na infância

Ensinar inglês desde a infância vai além da fluência: é investir em empatia, criatividade e competências para um mundo cada vez mais conectado

AMANDA BARBOSA
24/04/2025 16h23 - Atualizado há 21 horas

Crianças bilíngues, cidadãos do futuro: o poder da educação na infância
Divulgação Red Balloon

O Dia Mundial da Educação, celebrado em 28 de abril, reforça o compromisso global com uma educação de qualidade, inclusiva e justa. No Brasil, essa data ganha relevância diante dos desafios educacionais acentuados pela pandemia, como a defasagem na aprendizagem e o impacto emocional sobre crianças e adolescentes. 

Nesse contexto, a educação bilíngue emerge como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento integral das crianças. Além de promover fluência em dois idiomas, ela fortalece competências cognitivas, socioemocionais e culturais que são fundamentais para os desafios de um mundo globalizado e digital. 

Mais do que aprender um idioma, ensinar inglês desde a infância estimula competências que serão determinantes no mercado de trabalho do futuro. Um relatório do Fórum Econômico Mundial projeta que, até 2030, metade dos profissionais precisarão de requalificação, sendo que 40% das competências básicas exigidas devem mudar até lá. Entre elas, estão pensamento analítico, criatividade, liderança, inteligência emocional e comunicação, todas favorecidas pelo ensino de línguas. 

Crianças bilíngues desenvolvem maior plasticidade cerebral, raciocínio lógico mais ágil e facilidade em alternar entre tarefas complexas. Além disso, a exposição precoce a dois idiomas contribui para uma maior flexibilidade mental, melhora da capacidade de resolver problemas e fortalece funções executivas como memória de trabalho, atenção e planejamento. Esse tipo de aprendizagem também estimula a criatividade, a análise e síntese de informações e aprofunda a compreensão das estruturas linguísticas, favorecendo até mesmo o domínio da língua materna.   

Impacto cultural e social 

O bilinguismo promove empatia e consciência intercultural, ampliando a visão de mundo das crianças e preparando-as para interagir com diferentes realidades sociais e culturais. Para a Red Balloon, pioneira no ensino de inglês para crianças e adolescentes, o momento é oportuno para reforçar como a educação bilíngue pode preparar os jovens para um mundo em constante transformação. 

A alfabetização bilíngue amplia o repertório cultural e a empatia das crianças, promovendo respeito à diversidade e consciência global. Para Claudia Peruccini, gerente pedagógica da Red Balloon, “a aprendizagem do inglês não é só uma habilidade técnica, mas uma ponte para o desenvolvimento de competências socioemocionais e cognitivas. Aprender duas línguas é também aprender a compreender e valorizar diferentes culturas, o que prepara os alunos para serem verdadeiros cidadãos do mundo”. Essa formação cultural enriquece as interações sociais e favorece ambientes escolares mais inclusivos e colaborativos. 

Num mundo cada vez mais globalizado e digital, saber se comunicar em inglês tornou-se essencial. Isso inclui não apenas falar fluentemente, mas compreender diferentes culturas, colaborar à distância com equipes internacionais e adaptar-se a contextos diversos, algo especialmente importante nas chamadas “profissões do futuro”, como cientistas de dados, designers de experiências, desenvolvedores de IA, especialistas em sustentabilidade e líderes de inovação. “A aprendizagem de um segundo idioma vai muito além das palavras, é uma imersão cultural e emocional. Ao estimular empatia, escuta ativa e cooperação, ajudamos as crianças a tornarem-se cidadãos globais", destaca Peruccini. 

Aprender um novo idioma desde cedo é abrir portas para um mundo mais vasto, diverso e cheio de possibilidades. Na educação bilíngue, o desenvolvimento linguístico caminha lado a lado com o crescimento pessoal e social, ampliando horizontes e formando crianças mais conscientes.  Neste Dia Mundial da Educação, a Red Balloon convida famílias, educadores e gestores a olharem para o futuro com responsabilidade e ação. Investir em educação bilíngue é plantar hoje as sementes de um amanhã mais inovador, humano e conectado. 

Sobre a Red Balloon (www.redballoon.com.br) – Fundada em 1969, a Red Balloon nasceu como uma escola de inglês com metodologia exclusivamente desenvolvida para crianças e adolescentes, aplicada de maneira natural e divertida, com uma série de atividades em imersão em inglês como: artes, culinária, maker dentre outras, dependendo da idade e do estágio que o estudante cursa. Hoje, conta com mais de 70 unidades em todo o Brasil e atua no modelo de Programa de Inglês, com carga horária flexível, que vai de 3 a 20 horas semanais. Além disso, recentemente a Red Balloon inaugurou sua primeira escola de educação bilíngue em São Paulo, a Red Balloon Bilingual School.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
AMANDA APARECIDA FEITOSA BARBOSA
[email protected]


Notícias Relacionadas »