Na contramão do circuito comercial, os cineclubes são importantes espaços de valorização do cinema independente e de exibição de filmes que muitas vezes não acessam o grande público. E um desses projetos incríveis é o Cineclube Marieta, que realiza sessões comentadas e gratuitas dessas produções, com direito à pipoca.
Para o mês de maio, a iniciativa preparou uma programação especial com as mostras “Retrospectiva FRAPA” em parceria com o Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre, com encontros nos dias 8, 15, 22 e 29 de maio. As sessões acontecem às quintas-feiras, sempre às 19h30, no espaço Marieta Rocha, com público limitado a 70 pessoas (por ordem de chegada). A programação de junho terá surpresas e será divulgada em breve!
Sempre com curadoria de convidados especiais, o Cineclube Marieta nasceu em 2016 para exibir, estudar e debater filmes em um espaço aberto e coletivo, fora das salas comerciais e longe da solidão do sofá de casa. E, claro, com direito à pipoca quentinha da casa.
Ao longo dos anos, tornou-se ponto de encontro de um grupo diverso e interessado, com pessoas de todas as idades e regiões da cidade que têm em comum a curiosidade e a fascinação pelo cinema.
Depois de hiato provocado pela pandemia de Covid-19, o Cineclube Marieta voltou em 2024 a realizar suas sessões, agora no recém-inaugurado espaço cultural Marieta Rocha, no Bixiga, com uma rica programação semanal de filmes brasileiros e internacionais, para todos os gostos: ficção, documentário, animação e, sempre, pipoca da casa.
Retrospectiva FRAPA
A mostra "Retrospectiva FRAPA" reúne três longas e quatro curtas-metragens nacionais que foram destaque em diferentes edições do Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre. A curadoria da mostra foi feita pela equipe do festival: Alessandro Engroff, Camila Agustini, Jaqueline Souza, Leo Garcia e Pedro Perazzo. E outra coisa bacana é que os roteiros dos filmes que participaram do festival são disponibilizados gratuitamente neste site aqui.
Na sessão do dia 8 de maio, o cineclube exibe o longa “Levante” (2024), com direção de Lillah Halla, que junto com María Elena Morán foi finalista do Concurso de Roteiros FRAPA 2018 com esta obra. Na trama, a jovem jogadora de vôlei Sofia descobre uma gravidez indesejada às vésperas de um campeonato decisivo para sua carreira.
Exibido no festival em 2021, “No Coração do Mundo” (2019), com direção de Gabriel Martins e Maurílio Martins, é a atração do dia 15. O drama acompanha Marcos, morador da periferia de Contagem, que busca uma saída para sua rotina de bicos e pequenos delitos. Quando surge uma oportunidade de mudar sua vida, ele precisa convencer a sua namorada Ana a participar de um plano arriscado.
Já o documentário “Diálogos com Ruth de Souza” (2022), dirigido por Juliana Vicente, investiga a trajetória dessa grande artista que abriu espaço para outras atrizes negras no teatro, na televisão e no cinema. O longa, que será projetado no dia 22, participou do FRAPA em 2023.
Por fim, no dia 29, há a seleção de filmes vencedores da categoria de “Melhor Roteiro” na mostra de curta-metragens do festival. São eles: “Sem Asas” (2019), dirigido por Renata Martins; “De Tanto Olhar o Céu Gastei Meus Olhos” (2017), por Nathália Tereza; “Infantaria” (2022), por Laís Santos Araújo; e “Adão, Eva e o Fruto Proibido” (2021), de R.B. Lima.
Projeto Marieta
O Marieta é um projeto cultural colaborativo, fundado em 2015 com a proposta de ser um espaço de pesquisa, difusão e produção de arte e conhecimento. Um lugar onde não apenas consumir cultura, mas fazer cultura!
Com o objetivo de difundir conhecimento e estimular a vida cultural da sociedade, o Marieta oferece à comunidade uma constante e variada programação pública: grupos de trabalho, cineclubes, exposições, cursos, seminários, entrevistas, debates e residências culturais, entre inúmeras outras atividades.
Entre os destaques da programação organizada pelo projeto, estão o Marieta Virtual (cursos e palestras online voltadas para profissionais do audiovisual), os Grupos de Desenvolvimento (espaços de criação e acompanhamento de projetos que também acontecem no Marieta Virtual); sessões gratuitas de Modelo Vivo (sessões de três horas para desenhar, estudar e trocar em coletividade sobre desenho de observação),e o Cineclube Marieta.
Serviço
Cineclube Marieta
Quando: de 8 de maio a 26 de junho, às quintas, às 19h30
Marieta Rocha – Rua Rocha, 274, Bixiga
Quanto: Grátis, basta chegar (limitado a 70 lugares)
Consulte a programação do Marieta no Instagram @projetomarieta e no site do centro cultural
Confira abaixo a programação do Cineclube:
Maio: Retrospectiva FRAPA - Festival de Roteiro de Porto Alegre
8/5 - “Levante" (99', 2024, Brasil), com direção de Lillah Halla
Sinopse: A futura liberdade e autonomia de Sofía, uma jovem jogadora de vôlei, são ameaçadas por um conservador e violento efeito manada… Às vésperas do campeonato de vôlei decisivo para seu futuro como atleta, SOFÍA (17), descobre uma gravidez indesejada. Na tentativa de interrompê-la clandestinamente, ela acaba se convertendo em alvo de um grupo fundamentalista decidido a detê-la a qualquer preço, mas nem Sofía nem aqueles que a amam estão dispostos a se render ante o fervor cego da manada.
Concurso de Roteiros FRAPA 2018 (finalista) | Mostra de Longas FRAPA 2023 | Roteiro de Lillah Halla e María Elena Morán
15/5 - “No Coração do Mundo” (120’, 2019, Brasil), com direção de Gabriel Martins e Maurílio Martins
Sinopse: Na periferia de Contagem, Marcos busca uma saída para sua rotina de bicos e pequenos delitos. Surge uma oportunidade arriscada, mas que pode solucionar todos os seus problemas. Para isso, ele precisa convencer sua namorada, Ana, a se juntarem a Selma e executarem o plano que pode mudar suas vidas para sempre.
Mostra de Longas FRAPA 2021 | Roteiro de Gabriel Martins e Maurílio Martins
22/5 - “Diálogos com Ruth de Souza” (99’, 2022, Brasil), com direção de Juliana Vicente
Sinopse: Ruth de Souza inaugura a existência de atrizes negras em palcos, televisão e cinema no Brasil. Carrega em si a gênese de parte importante das conquistas para as mulheres negras ao longo de quase um século de vida. A partir de conversas com a diretora da obra, também uma mulher negra, materiais de arquivos da vida de Ruth em um cruzamento com o universo mitológico, em uma interpretação ficcional e transcendental de sua vida, temos um longa protagonizado por Ruth de Souza.
Mostra de Longas FRAPA 2023 | Roteiro de Juliana Vicente
29/5 - Curta-metragens vencedores da categoria de “melhor roteiro” no FRAPA
“Sem Asas” (19 '40, 2019, Brasil), com direção de Renata Martins
Sinopse: Zu é um garoto negro de doze anos. Ele vai à mercearia comprar farinha de trigo para a sua mãe e, na volta pra casa, descobre que pode voar.
Mostra de Curtas FRAPA 2020 | Roteiro de Renata Martins
“De Tanto Olhar o Céu Gastei Meus Olhos” (25’, 2017, Brasil), com direção de Nathália Tereza
Sinopse: O pai de Luana e Wagner envia uma carta após anos de abandono. Wagner acredita que o pai pode ter mudado. Luana não.
Mostra de Curtas FRAPA 2018 | Roteiro de Nathália Tereza
“Infantaria” (24’, 2022, Brasil), com direção de Laís Santos Araújo
Sinopse: Joana quer virar mocinha. Dudu quer o pai. Verbena, que chegou sem ser convidada, esconde o que quer.
Mostra de Curtas FRAPA 2023 | Roteiro de Laís Santos Araújo
“Adão, Eva e o Fruto Proibido" (17’, 2021, Brasil), com direção de R. B. Lima
Sinopse: Após 15 anos, Ashley finalmente tem a oportunidade de se aproximar do filho, fruto da relação com a amiga Suzana.
Vencedor de Melhor Roteiro da Mostra de Curtas 2022 | roteiro de R.B. Lima
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DOUGLAS DE PAULA PICCHETTI
[email protected]