Alunos do Colégio Visconde de Porto Seguro fazem história na robótica e conquistam premiação em competição mundial nos EUA

.

LUCAS ARDIGó
24/04/2025 09h45 - Atualizado há 9 horas

Alunos do Colégio Visconde de Porto Seguro fazem história na robótica e conquistam premiação em competição mundial nos EUA
Foto: divulgação - Colégio Visconde de Porto Seguro
Em um feito notável, estudantes de 5º e 6º anos do Ensino Fundamental do Colégio Visconde de Porto Seguro, em São Paulo (SP), foram premiados no FIRST® LEGO® League World Festival FIRST® Championship, o ápice mundial da robótica. O evento, realizado de 16 a 19 de abril de 2025, em Houston, Texas, Estados Unidos, reuniu as equipes de elite da FIRST® LEGO® League Explore, com representantes de 18 países.

A FIRST® LEGO® League Explore estimula crianças de 6 a 10 anos a explorarem temas de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM), combinados com o aprendizado prático por meio de modelos LEGO®. A equipe brasileira foi liderada pelo professor José Carlos Soares e contou com seis estudantes: Nathan Freitas Cintra, Julie Farkuh, Isabela La Selva Pedrosa, Júlia Carbonari Morato, Laura Xavier Pisani e Ana Julia Simões Del Vecchio.


Na estreia em competições internacionais de robótica, a equipe LEGO+ já deixou sua marca. Depois de vencer nas etapas Regional e Nacional, conquistou o Troféu Coding Awards and Communication Skills no mundial de robótica. “Essa vitória é fruto de um currículo sólido de Educação Digital, que inclui aulas de Letramento Digital e o curso extracurricular Liga de Robótica, um espaço dedicado ao desenvolvimento de habilidades em programação, resolução de problemas, criatividade e comunicação”, afirma Joice Leite, diretora de Educação Digital do Colégio Visconde de Porto Seguro.

O reconhecimento internacional conquistado pela equipe reforça o impacto de uma proposta pedagógica que valoriza a experimentação, o pensamento crítico e o trabalho em equipe desde os primeiros anos escolares. O projeto desenvolvido pelos alunos envolveu criatividade, domínio técnico e capacidade de comunicação competências essenciais para os desafios do século XXI.

“Ter jovens brasileiros participando de um evento dessa magnitude é uma demonstração clara de que estamos formando cidadãos globais, preparados para contribuir com soluções inovadoras. O sucesso da equipe LEGO+ é um reflexo do potencial criativo e da dedicação das nossas crianças. É motivo de orgulho para todos nós”, finaliza a educadora.
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LUCAS LIVIO ARDIGO
[email protected]


FONTE: Colégio Visconde de Porto Seguro
Notícias Relacionadas »