Isidoro B. Guggiana
"Brasiliana o musical negro que apresentou o Brasil ao mundo" (Brasil), de Joel Zito Araújo - crédito Impulso Filmes
O
Festival Internacional de Cinema da Fronteira chega a sua 16ª edição, recheado de atrações nas cidades de Bagé (RS), de 23 a 27 de abril, e Santana do Livramento (RS) e Rivera (Uruguai), nos dias 29 e 30. A programação é 100% gratuita e reúne mostras competitivas com filmes inéditos, homenagens, shows e atividades de formação. Paralelamente ao festival, será realizado o quarto Sur Frontera WIP LAB, voltado para profissionais da área com projetos em fase de desenvolvimento e finalização.
A programação do festival começa na quarta, dia 23 de abril, às 8h30min, na Casa de Cultura Pedro Wayne com a Abertura Oficial e Coletiva de Imprensa, seguida de apresentações artísticas com a prendinha Sarah Vitória e Flamenco com Daniele Zill. Às 9h30min, o Cine 7 exibe o curta "A Um Gole da Eternidade" (Brasil/RS), de Paulo Ricardo de Moraes e Camila de Moraes, seguido do longa “Brasiliana: o musical negro que apresentou o Brasil ao mundo” (Brasil/RJ), de Joel Zito Araújo. A programação segue no Palacete Pedro Osório, às 11h, com apresentações coletivas dos projetos do Sur Frontera WiP LAB.
A tarde inicia às 14h30min, no Cine 7 com o curta "Herminda" (Colômbia), de Ernesto Lozano Redondo e o longa "El Turbio" (Argentina), de Alejandro Encinas. O Palacete recebe às 15h30 apresentação artística de flauta e teclado do Instituto Municipal de Belas Artes de Bagé (IMBA). No mesmo local, às 18h, é a vez da aula magistral A Decupagem de minha Vida, com Giba Assis Brasil. O primeiro dia termina às 20h, com a confraternização de abertura e lançamento do livro “Dicionário de Filmes Gaúchos”, organizado por Glênio Póvoas, e apresentações artísticas do Grupo The Best e Projeto Samba e Choro, com Orquestra Rubens Veiga.
A quinta-feira (24), começa para o público 9h30min no Cine 7 com o curta "Emerenciana" (Brasil/PR), de Larissa Nepomuceno, seguido do longa "Tijolo por tijolo" (Brasil/PE), de Victória Álvares e Quentin Delaroche. O evento segue para o Palacete, às 14h, com o workshop Formação Regional sobre a Política Nacional Aldir Blanc do Ministério da Cultura, com Mariana Martinez, coordenadora do escritório estadual do MinC no RS. Às 14h30min, o Cine 7 exibe os curtas "Lolo" (México), de Ana Gutiérrez Salgado, e "Mañana será otro día" (Guatemala), de Esteban Olivero Reynoso, e o longa "O Maior Espetáculo da Pampa" (Brasil/RS), de Tyrell Spencer.
Às 16h, o Palacete Pedro Osório recebe o lançamento do Edital PNAB Cultura Viva Bagé, seguido da masterclass Estratégias de Festivais e Vendas Internacionais com Candela Figueira e Rosalia Ortiz (Punctum Sales/Argentina), às 16h30min. Às 18h é a vez da masterclass Cinema Com Propósito: A Visão da Mubi com Ricardo Pacheco, diretor de distribuição para América Latina da MUBI, seguido de confraternização Conexiones Sur Frontera, às 19h. A quinta encerra com a projeção do curta "3 Minutos", de Ana Luiza Azevedo, e do clássico "Deus e o Diabo na Terra do Sol", de Glauber Rocha.
Na sexta (25), a programação inicia às 9h30min no Cine 7 com os curtas "Pequenos Traficantes Brancos" (Brasil/RJ), de José Bial, e "Você" (Brasil/RJ), de Elisa Bessa, e o longa "Por tu bien" (Argentina), de Axel Monsú. Às 14h, Vila de Santa Thereza recebe sessão acessível de "Aos Olhos de Ernesto", de Ana Luiza Azevedo. Já o Cine 7, às 14h30min exibe o curta "Maputo" (Brasil/SP), de Lucas Abrahão e o longa "Bicho Monstro" (Brasil/RS), de Germano de Oliveira.
Às 18h, na Galeria Edmundo do Palacete, a Fundação Ecarta 20 anos apresenta a inauguração da Exposição Marco Zero. Às 19h, acontece o Encontro com Ana Luiza Azevedo, mediado por Carla Esmeralda, seguida da premiação do IV Sur Frontera WIP LAB, às 20h, e homenagens a Ana Luiza Azevedo e Giba Assis Brasil. Às 21h, acontece apresentação artística da Banda do IMBA, show de Angelo Primon Trio e DJ Hyra.
O sábado (26) começa às 10h com passeio do patrimônio com a professora Marília Barbosa (SMED) pelo Coreto Municipal. O Palacete Pedro Osório sedia a masterclass A Tela da Arte: Cinema e Artes Visuais, apresentada pelo Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, com com Silvia Lucchesi (Lo schermo del arte/Florença, Itália), com transmissão online, às 11h. À tarde, às 14h, o Cine 7 exibe o curta "Sonhos de uma Revolução" (Portugal), de Pedro Neves e o longa "A Queda do Céu" (Brasil/SP), de Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha.
Às 16h, acontece o Passeio Poético Pampa Gaúcho com homenagem ao diretor teatral Sady Bianchin. Já às 19h, o Palacete Pedro Osório recebe a mesa de debate Fronteiras em Rede: Festivais Aliados com Daniela Cardarello (Festival de Cinema de Punta del Este/uruguai), Gisella Previtali (Agência de Cinema e Audiovisual/Uruguai), Gisela Perez (Festival Internacional de Cine de Cartagena das Índias/Colômbia), Mariana Barassi (Festival Márgenes/Espanha) e Walter Tiepelmann (Festival Internacional de Documentário de Buenos Aires e Festival de Málaga). A mediação é de Zeca Brito. O dia termina com show de Ernesto Diaz e Más Quereres (Uruguai), às 20h.
O domingo (27), último dia em Bagé, traz às 16h, a sessão-homenagem do curta "Dona Cristina Perdeu A Memória" e o longa "Aos Olhos de Ernesto", de Ana Luiza Azevedo, no Cine 7. A programação segue à noite para o Centro Histórico Vila de Santa Thereza com a cerimônia de premiação e apresentações do gaiteiro Guilherme Cortes e PuL Jones. Para encerrar o evento, é a vez do show da artista gaúcha Filipe Catto, a partir das 21h.
A programação de Sant’Ana do Livramento e Rivera começa na terça (29), às 15h, no Auditório da Unipampa com a Mostra de Curtas-Metragens de Animação. O mesmo local sedia às 17h, sessão de "Antes Que o Mundo Acabe", de Ana Luiza Azevedo. Às 19h, será exibido o longa "A Metade de Nós", de Flavio Botelho. A terça-feira (30), inicia às 15h, em Rivera, na UTEC com a reprise dos curtas de animação. À noite, 19h30min, o Teatro Municipal de Rivera apresenta sessão especial do documentário "Amigo Lindo del Alma", de Daniel Charlone.
O XVI Festival Internacional de Cinema da Fronteira tem patrocínio master da Claro. Financiamento: Pró-Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. A produção é de Maristela Ribeiro Produções, realização da Associação Pró Santa Thereza e promoção da Prefeitura Municipal de Bagé através da Secretaria Municipal de Cultura. O evento tem apoio da Associação dos Amigos do Instituto Municipal de Belas Artes de Bagé (Amimba) e Instituto Italiano de Cultura de São Paulo e Consulado do Uruguai em Bagé. Apoio institucional do Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp), Instituto Federal Sul Rio-grandense (IFSul), Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Jornal Minuano e TV Câmara Bagé.
XVI Festival Internacional de Cinema da Fronteira Quando: 23 a 27 abril de 2025 em Bagé (RS); 29 e 30 de abril de 2025 em Livramento (RS) e Rivera (Uruguai)
Links na bio do Instagram:
@festivaldafronteira Site:
https://www.festivaldafronteira.com.br/ Sobre a Claro A Claro é o maior grupo de Telecomunicações da América Latina e uma das maiores operadoras de multisserviços do Brasil, presente em todas as regiões do país. Está em mais de 4.800 municípios brasileiros e suas redes disponibilizam serviços a cerca de 98% da população. Recentemente, a Claro foi escolhida como a empresa de telecomunicações mais inovadora do Brasil, pela 10ª edição do Prêmio Valor Inovação 2024. A Claro oferece soluções integradas de conectividade, entretenimento, produtividade e serviços digitais de forma verdadeiramente convergente, em várias plataformas fixas e móveis. Em 2019, a empresa criou o beOn Claro, seu hub de inovação, para facilitar, potencializar e conectar a inovação dentro e fora da companhia. A Claro é líder em TV por assinatura, banda larga e a operadora que mais cresce em serviços móveis. Por meio da marca Claro empresas, lidera também o segmento de serviços corporativos, que incluem ofertas em nuvem, telecom, TI e segurança de redes e aplicações. A operadora conta ainda com o Claro 5G+ disponível em regiões de todos os estados e no Distrito Federal. E, segundo medições realizadas pelo Speedtest®, a Claro tem a internet mais rápida do Brasil no 5G e no Wi-Fi. A rede Claro 5G+ é a mais veloz do Brasil e da América do Sul e oferece a menor latência, a melhor experiência 5G em games e a melhor experiência de streaming de vídeos na rede 5G do Brasil. A Claro faz parte da América Móvil, com presença em 25 países na América Latina e também na Europa e Estados Unidos.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ISIDORO BECKER GUGGIANA
[email protected]