O mercado brasileiro de fusões e aquisições (M&A) fechou 2024 com 191 operações, um crescimento expressivo em relação aos 145 deals registrados no ano anterior, segundo o Deals Report 2024, da Questum. No entanto, apesar do avanço no volume de transações, a taxa de insucesso segue alta: estudo da Deloitte indica que 30% das falhas em M&As estão diretamente ligadas a problemas culturais.
Diante desses desafios, soluções de comunicação interna robustas podem ser um diferencial na redução de riscos e na melhora dos processos de governança, na comunicação interna e engajamento dos times. Para Andréa Migliori, CEO da Workhub, HR Tech de soluções para portais corporativos, a intranet pode ser peça-chave para garantir melhores resultados em auditorias e integrações. “Uma boa intranet, com ferramentas personalizadas de comunicação, organização de arquivos e gestão de conteúdo, é uma mina de ouro para organizar uma operação de M&A”, afirma a especialista.
A fase de due diligence, etapa crítica que envolve a auditoria detalhada de informações da empresa-alvo, é um dos momentos em que a ferramenta pode fazer a diferença. “Clientes da Workhub já relataram mudanças significativas em seus processos cotidianos, com mais organização e facilidade de acesso. Na hora em que essas informações precisarem ser consultadas, não haverá dificuldades desnecessárias”, destaca Andréa. Plataformas robustas podem, por exemplo, centralizar contratos e documentos financeiros, garantindo um fluxo seguro de dados e rastreamento de acessos para auditorias.
Mas a utilidade da intranet não se limita à diligência prévia. A integração pós-fusão é um dos principais desafios de um M&A e pode ser determinante para o sucesso da operação. Nesse contexto, plataformas de comunicação interna fortalecem a cultura organizacional, facilitam a transição e garantem um processo de onboarding das novas equipes. Diretórios unificados, bases de conhecimento, comunidades e programas de onboarding cruzado auxiliam na familiarização entre os times, enquanto workflows automatizados e a centralização de conteúdos evitam desentendimentos.
“A gestão de mudança durante um M&A não é fácil, mas conteúdos direcionados, repositórios de perguntas frequentes, workflows automatizados e padronização de processos tornam tudo um pouco mais simples. Durante esta fase, um dos aspectos mais importantes é o alinhamento cultural. Imagine que são duas culturas se unificando. Existem questões práticas de acesso à informação e padronização de processos, mas existem questões relacionadas ao "jeito de fazer as coisas", que também precisa ser explicado, conhecido e alinhado. Isso tem a ver com cultura, valores e propósito - aspectos cruciais para a integração dos times e garantia de engajamento e produtividade.”, explica a CEO.
O alinhamento eficiente de informações e a comunicação estruturada também ajudam a garantir conformidade regulatória e transparência, reduzindo riscos para todas as partes envolvidas. “A redução de riscos deve ser o foco da empresa neste momento. Governança de informações, inclusive políticas internas e conformidade regulatória, é fundamental para que a operação tenha sucesso. A intranet agiliza todos esses pontos”, conclui Andréa.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CAROLINA SPYRIDION VARRICHIO
[email protected]