A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, promove a terceira edição do Festival Repentistas Amigos de SP, evento que valoriza a tradição da poesia de improviso originária do sertão nordestino. As apresentações gratuitas acontecem nos dias 26 de abril e 11 de maio, sempre às 14h, no Teatro Leopoldo Fróes, no Centro Cultural Santo Amaro, zona sul da capital.
Idealizado por Adão Fernandes, o festival mantém o formato tradicional do repente, reunindo cinco duplas que improvisam versos poéticos acompanhadas por violas. Desde sua primeira edição, em 2005, o evento vem se consolidando como importante manifestação cultural paulistana, tendo já vencido o Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel, em 2015.
Além dos festivais, o coletivo de repentistas também realizou outras ações culturais, como a mostra “Chapéu de Palha”, que venceu o Edital Patativa de Assaré, do Ministério da Cultura, e percorreu diversos espaços públicos da cidade em 2009. A iniciativa conta com o apoio da Biblioteca Belmonte, especializada em literatura de cordel e com um acervo de 1.850 títulos.
A programação completa dos equipamentos culturais gerenciados pela Secretaria pode ser conferida nas redes sociais oficiais e no site da Prefeitura. E o público já pode se preparar para outro grande evento da cidade: a Virada Cultural 2025, que promete ser a maior da história.