Banco do Brasil recebe propostas artísticas para seus centros culturais

Serão investidos R$ 60 milhões para apresentações em 2026 e o mesmo valor em 2027 para ocupação das unidades do CCBB em Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP); inscrições vão até 26 de maio

MÁRCIO LEAL | INSTITUTO TIJUÍPE
11/04/2025 17h48 - Atualizado há 1 dia

Banco do Brasil recebe propostas artísticas para seus centros culturais
Divulgação

Estão abertas, até 26 de maio, as inscrições de projetos culturais de todo o país no Edital para Programação Centro Cultural Banco do Brasil. Serão investidos R$ 60 milhões para apresentações em 2026 e o mesmo valor em 2027.

As propostas culturais devem ser realizadas em uma ou mais das cinco unidades do Centro Cultural Banco do Brasil: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP). O projeto não precisa estar inscrito na Lei Rouanet, mas, caso esteja aprovado para captação, as contrapartidas negociadas seguirão as regras do mecanismo de financiamento.

As inscrições podem ser feitas por pessoas físicas ou jurídicas, com ou sem fins lucrativos, inclusive Microempreendedor Individual (MEI). Mas as pessoas físicas selecionadas deverão indicar uma empresa brasileira para formalizar a contratação.

As propostas artísticas devem se relacionar a uma das seguintes áreas:

  • Artes Cênicas: Teatro adulto, teatro infantil ou infantojuvenil, performance, ópera, musical, circo e dança - em apresentações individuais ou em formatos de festival ou mostra.
  • Música: Festival e série (conjunto de apresentações musicais distintas organizadas sob um eixo curatorial comum).

  • Exposição: Mostra coletiva ou individual.

  • Cinema: Mostra de filmes organizada sob um eixo curatorial comum.

  • Educação e Mediação: Projetos de arte e educação, com longa duração, que abrangem as áreas e segmentos deste Edital, como mediação de exposições, oficinas livres, rodas de leitura, contação de histórias, formação, capacitação, entre outros.

Não há limite de quantidade de inscrições por proponente. A mesma proposta, porém, não pode ser inscrita em mais de uma área e segmento. Projetos multidisciplinares devem ser inscritos na área cultural de maior abrangência.

Serão desclassificados projetos que não sejam inéditos na cidade em que pretendem se apresentar; de shows musicais e/ou turnês de um determinado artista que se proponha a lançamento de álbum; de atividades específicas de edição e lançamento de livros; e produção de obras musicais (gravações de CD, DVD ou qualquer formato de mídia), cinematográficas e televisivas (produção de filmes e seriados); entre outras vedações indicadas no edital.

Na inscrição, deve ser anexada planilha de viabilidade técnico-financeira em formato .XLS. Também é possível anexar uma apresentação completa do projeto. A ficha técnica (profissionais e artistas envolvidos) será objeto de avaliação quanto à capacidade técnica.

É ainda desejável que seja apresentado um planejamento de comunicação, indicando pontos relevantes das áreas de identidade visual, projeto gráfico, redes sociais, imprensa, dentre outros.

O preenchimento do formulário de inscrição tem um prazo máximo de preenchimento de até 3 horas e não é possível salvar. Assim, antes de iniciar, é indicado conhecer todas as informações solicitadas, conforme pode ser conhecido em https://ccbb.br.sponsor.com/print?tqid=&sdid=1E29418A78D3B55A2511B3705B0493175617DA6D4AC74E2F&tid=&cid=187446.

Dúvidas e informações sobre o edital devem ser esclarecidos, de segunda a sexta-feira, em horário comercial, pelo endereço eletrônico [email protected].

Saiba tudo e apresenta sua proposta


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MÁRCIO LEAL GONÇALVES
[email protected]


FONTE: Instituto Tijuípe (https://institutotijuipe.wixsite.com/institutotijuipe/post/banco-do-brasil-recebe-propostas-artisticas-para-seus-centros-culturais)
Notícias Relacionadas »