A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) dá mais um passo decisivo rumo à valorização da ciência e da pesquisa na especialidade. A entidade anuncia uma nova fase para sua revista científica oficial, a Revista Brasileira de Cirurgia Plástica (RBCP), com a meta de ampliar a visibilidade internacional da publicação e fortalecer a presença da cirurgia plástica brasileira no cenário científico global.
A RBCP passou a contar com o suporte da editora internacional Thieme, referência mundial na área de publicações científicas. Atualmente, a RBCP já está indexada em bases importantes como Scopus, SciELO e DOAJ (com o selo DOAJ Seal, que atesta a excelência editorial). No entanto, a grande meta da nova fase é alcançar a indexação no Medline/PubMed, uma das plataformas mais respeitadas da literatura médica mundial. “A nossa preocupação na revista sempre foi que ela pudesse atingir uma visibilidade maior e inclusive em termos internacionais”, afirma o Dr. Dov Goldenberg, cirurgião plástico e editor-chefe da RBCP. “A partir do momento em que a revista é indexada em bases como o Medline, ela passa a ser mais valorizada, lida e citada”, completa.
Segundo o Dr. Dov Goldenberg, a transição para a editora Thieme é estratégica: “A Thieme trabalha com um sistema de submissão eletrônico reconhecido mundialmente, com rigor científico, controle de plágio e alta confiabilidade editorial, o que é valorizado pelos principais indexadores”. Além de ampliar o alcance da produção científica nacional, a indexação fortalece a credibilidade dos estudos, facilita a citação por pesquisadores internacionais e promove colaborações com instituições de diferentes países. “A mudança de editora representa um degrau importante, que coloca a revista em um novo patamar, com mais rigor científico e condições adequadas para alcançar o tão desejado Fator de Impacto”, acrescenta o editor-chefe.
A evolução da revista foi viabilizada pelo apoio da diretoria da SBCP, sob a liderança do presidente Dr. Volney Pitombo e do vice-presidente Dr. Marcelo Sampaio, com aprovação unânime do Conselho Deliberativo da entidade. Com esse novo ciclo, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica reafirma seu compromisso com a ciência, o incentivo à pesquisa e o fortalecimento da cirurgia plástica como campo de estudo sólido, inovador e alinhado aos mais altos padrões internacionais.
Criada na década de 1980, a Revista Brasileira de Cirurgia Plástica desempenha um papel fundamental na divulgação da produção científica da especialidade no Brasil. A publicação passou recentemente ao modelo de publicação contínua e totalmente online, mantém uma média de 80 artigos científicos publicados ao ano. Com a nova estrutura, os artigos aprovados iniciam os processos de edição e diagramação, acelerando a divulgação científica. A expectativa é que essa nova fase promova colaborações globais, amplie o volume de submissões internacionais e consolide a projeção da cirurgia plástica brasileira no cenário científico mundial.
Sobre a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Site: https://www.cirurgiaplastica.org.br/
Instagram: https://www.instagram.com/sbcpoficial
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) é uma das maiores associações mundiais da especialidade. Fundada em 1948, é o órgão oficial da Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina a conferir o título de especialista em cirurgia plástica.
SBCP é uma associação civil sem fins lucrativos, de caráter científico e âmbito nacional, que tem como missão zelar pelo renome e conceito da cirurgia plástica no Brasil, bem como contribuir para o seu progresso, promovendo o aperfeiçoamento dos conhecimentos especializados e incentivando a formação de especialistas.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Renata Sbrissa
[email protected]