O empreendedorismo segue como uma das principais apostas dos brasileiros para alcançar a independência financeira. De acordo com a pesquisa da Onlinecurriculo, 33% da população pretende empreender ou investir no próprio negócio para alcançar uma renda mensal superior a R$ 10 mil até 2030. Esse movimento é ainda mais expressivo entre os jovens: um estudo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em parceria com o Instituto de Pesquisa IDEIA aponta que três em cada dez brasileiros com até 27 anos têm o empreendedorismo como principal meta profissional.
Com o crescimento desse cenário a tecnologia se torna uma aliada indispensável para quem deseja estruturar e expandir seu negócio. "O uso de plataformas digitais para processamento de dados permite entender padrões de comportamento do consumidor, personalizar abordagens e otimizar a gestão do tempo, impulsionando vendas e projetos", afirma Rubens Campos, CEO da Espaço Smart.
Pensando em apoiar empreendedores em diferentes segmentos, Campos reuniu uma lista de 5 ferramentas que podem facilitar a geração de novos negócios em 2025. Confira:
Studio Smart: solução para arquitetos
Desenvolvida pela Espaço Smart, maior ecossistema de Steel Frame da América Latina, a plataforma Studio Smart dá apoio aos arquitetos que querem trabalhar com construções em Steel Frame - um método construtivo que substitui os materiais de alvenaria comum por estruturas de aço galvanizado pré moldadas. A tecnologia proporciona obras mais rápidas e sustentáveis, reduzindo significativamente a geração de resíduos.
Por meio da plataforma o arquiteto recebe apoio para transformar o seu projeto arquitetônico de alvenaria em uma construção em Steel Frame e ainda pode ser remunerado por isso. Além da adequação do projeto ao método construtivo, a plataforma também permite o acesso a outros diferenciais tecnológicos, como o acompanhamento da obra em um único ambiente. “Sabemos que o Steel Frame ainda é um formato de construção pouco disseminado no Brasil, mas que está em crescimento acelerado, por isso desenvolvemos o Studio Smart para ser uma solução estratégica para os profissionais que buscam entrar neste nicho e aumentar o volume e valor de venda com projetos mais inovadores", explica Fernando Scheffer, fundador e diretor de marketing da Espaço Smart.
A plataforma também apoia os arquitetos com vídeo aulas, manuais de especificação, lives técnicas com especialistas, disponibilização de salas de reuniões em todo o Brasil para que o arquiteto possa atender clientes e treinamentos validados pelo Senai para especialização no sistema Light Steel Frame.
77Sol: tecnologia para integradores solares
A 77Sol é uma plataforma gratuita voltada para integradores solares, – profissionais responsáveis pela venda, estruturação e implementação de projetos de geração de energia solar para residências e pequenos negócios. Com modelo SaaS, a startup conecta clientes interessados em investir em energia solar a especialistas do setor.
Para facilitar a venda, a plataforma reúne em um único ambiente soluções de cotação dos projetos e os itens necessários, ferramentas e dicas de elaboração de propostas, soluções de crédito e financiamento, além de oferecer também um espaço de capacitação, tendo em vista que muitos profissionais dessa área não têm nenhuma qualificação no setor. “Nosso objetivo é impulsionar o mercado de energia solar fotovoltaico no Brasil e, principalmente, garantir o sucesso dos integradores solares. Por isso investimos em uma plataforma que reúne todas as etapas da venda de painéis e, com isso, possibilitamos o envio de uma proposta, que antes levava semanas, em apenas alguns minutos", pontua o CEO, Luca Milani.
Com a ascensão do empreendedorismo no Brasil e a crescente demanda por inovação e eficiência nos negócios, soluções tecnológicas como essas se tornam aliadas indispensáveis para quem busca expansão e sucesso no mercado. Em 2025, estar conectado às plataformas certas pode ser o diferencial para fechar negócios de forma mais estratégica e escalável.
Mission Brasil: renda extra para famílias e serviços descomplicados para empresas
O Mission Brasil, maior plataforma de serviços recompensados do Brasil, também colabora para facilitar a vida de empreendedores no Brasil todo, além de ser um reforço no orçamento familiar devido à sua alta abrangência e escalabilidade. A plataforma conecta empresas a usuários dispostos a realizar serviços como shopper, cliente oculto, pesquisa de mercado, repositor e outros diversos produtos que podem ser personalizados a depender das necessidades do contratante.
Atualmente, já são mais de 1 milhão de usuários ativos em 5 mil municípios do país. Segundo Thales Zanussi, CEO e fundador do Mission Brasil, contar com uma base robusta de pessoas cadastradas é fundamental para garantir um serviço de qualidade às empresas parceiras e nesse ponto, a tecnologia é uma aliada. “Basta ter um smartphone e acesso à internet para que o indivíduo possa se cadastrar na nossa plataforma e começar a obter uma renda extra de forma simples, rápida e democrática, o que é o principal propósito do Mission”, reflete ele.
A&EIGHT: programa de afiliação colabora para economia doméstica e complementação de renda
A Social Soul by Lomadee é um dos nomes mais importantes no mercado quando falamos de renda extra e complementação de renda, sendo pioneira no marketing de afiliados - estratégia de marketing na qual uma empresa recompensa indivíduos, chamados de afiliados, por promoverem seus produtos ou serviços, já que geram vendas ou leads a partir dessa promoção. De acordo com Hugo Alvarenga, sócio e co-CEO da A&EIGHT, ecossistema de soluções digitais end-to-end de alta performance e que tem em seu portfólio a marca Social Soul by Lomadee, o mercado de afiliação é benéfico tanto para as empresas, que observam um retorno sobre investimento (ROI) de cerca de 1.500%, como também para as pessoas, que conseguem um aumento de até 30% da sua renda atual.
“Esse tipo de atividade de afiliados é muito interessante, pois os indivíduos conseguem exercer com meios simples que já fazem parte do seu cotidiano. Ao divulgar seus links de compra ou demais benefícios em suas redes sociais e gerar a venda para a empresa, eles automaticamente garantem a sua comissão”, explica Alvarenga. Ele reforça ainda que esse mercado é altamente aquecido, especialmente em datas importantes para o varejo como Dia do Consumidor, Páscoa e Black Friday. Para se ter uma ideia do impacto nos negócios, segundo um relatório da Admitad, o número de afiliados no Brasil aumentou 8% em 2023, sendo que o varejo é responsável por 43% das receitas desse mercado.
Clicksign: assinatura eletrônica que facilita os acordos entre empreendedores e clientes
A plataforma da Clicksign revela como a inovação pode gerar resultados expressivos para os negócios. O uso da assinatura eletrônica elimina custos com impressão e transporte de documentos físicos, além de acelerar a formalização de transações, reduzindo o tempo de execução em até 90%. "Basta ter um dispositivo conectado à internet, que assim já é possível formular e assinar contratos em menos de um minuto", cita Michael Bernstein, Co-Founder da empresa.
Em um mercado competitivo, onde a busca por soluções mais ágeis e econômicas é constante, a assinatura eletrônica se tornou uma aliada estratégica para fechar mais negócios. Com a capacidade de desburocratizar e acelerar o processo de assinatura de contratos, ela não só aumenta as taxas de conversão, como também auxilia tanto na eliminação de custos desnecessários e redução de tempo na execução de tarefas por parte dos colaboradores, quanto em aperfeiçoar a segurança dos clientes no ambiente digital.
De acordo com Bernstein, a pandemia de Covid-19 acelerou a digitalização das empresas, levando à adoção mais ampla de ferramentas como a assinatura eletrônica, que simplifica processos de colheita de acordos comerciais que antes levavam muito tempo para se concretizar. "Hoje em dia, não faz sentido manter processos manuais quando a tecnologia fornece agilidade no modelo dinâmico de trabalho que adotamos", conclui o executivo.
Em 2025, a transformação digital segue acelerando o mercado corporativo, e a assinatura eletrônica se tornou uma ferramenta essencial para impulsionar o empreendedorismo. Uma pesquisa com 83 companhias brasileiras feita pela consultoria IDC Brasil indica que 39,8% das empresas buscam investir em tecnologia para aumentar a produtividade da organização, 34,9% para aprimorar produtos e serviços e 33,7% para tirar maior proveito de dados como fonte de receita.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Bianca Priscila Lucas
[email protected]