Jovens se conectam pelo clima: Encontro de Adolescentes da Vaga Lume incentiva nova geração a se envolver com a COP 30

Em encontro do Programa Rede, adolescentes de São Paulo debatem crise climática e impactos na saúde mental, em preparação para conferência global que acontecerá em Belém (PA)

NAYANNE MOURA
10/04/2025 11h10 - Atualizado há 21 horas

Jovens se conectam pelo clima: Encontro de Adolescentes da Vaga Lume incentiva nova geração a se envolver com a COP 30
Crédito: Maíra Terra/ Divulgação: Vaga Lume

Um evento que já virou tradição, ansiosamente aguardado pelos envolvidos: a edição de 2025 do Encontro de Adolescentes do Programa Rede, promovido pela ONG Vaga Lume, acontece no último sábado de abril, dia 26, na Escola Vera Cruz, em São Paulo. O objetivo é promover a integração entre os jovens e aprofundar discussões sobre clima, com foco na crise climática e seus impactos na saúde mental da juventude, com vistas na COP30, que ocorre em novembro, em Belém (PA).

O encontro, destinado exclusivamente aos adolescentes participantes do Programa Rede em São Paulo, busca preparar os jovens para serem protagonistas nas discussões ambientais que definirão seu futuro. A programação inicia pela manhã com a palestra "Mudanças climáticas a COP30 – um panorama sobre o tema e seus impactos ", ministrada pela pesquisadora Mariana Inglez, mestre em Ciências e doutora e mestra em Ciências (IB-USP) e pós-doutoranda em divulgação científica pela mesma universidade. Mariana apresentará um panorama geral sobre a crise climática e abrirá um espaço de debate para a juventude discutir como esses encontros globais impactam em suas vidas.

No período da tarde, a pediatra e hebiatra Maíra Terra, professora da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo, secretária do Departamento de Adolescência da Sociedade de Pediatria São Paulo e membra do Núcleo de Saúde Mental da Sociedade de Pediatria de São Paulo, conduzirá o painel  “Saúde Mental dos Adolescentes”, abordando pontos fundamentais sobre saúde mental dos adolescentes no contexto da crise climática, explorando a intersecção entre bem-estar físico e emocional em tempos de transformações ambientais e sociais. 

Ao final, encerrando a programação, os adolescentes se reúnem para o tradicional sarau, momento em que todos são convidados a participar, da forma que desejarem, a fim de expressar suas ideias e talentos.

"Quando criamos espaços onde os adolescentes podem discutir a crise climática, também abrimos portas para que expressem seus medos e esperanças sobre o futuro. É por isso que decidimos colocar a saúde mental no centro da programação deste ano – entendemos que o cuidado emocional é tão importante quanto a ação climática para esta geração que herda grandes desafios”, afirma Nayara Puri, Analista de Educação da Vaga Lume. "Entendemos a importância desses encontros, para que os jovens realmente possam se conectar e conhecer um pouco da realidade uns dos outros". 

Sobre a Vaga Lume

Criada em 2001, a Vaga Lume está presente em 23 municípios da Amazônia Legal com 97 bibliotecas comunitárias em funcionamento e mais quatro em implantação. Desde 2001 já doou 195 mil livros e formou mais de 6 mil mediadores de leitura, voluntários que leem para as crianças, trabalho esse que já impactou a vida de 111 mil crianças e jovens. O seu propósito é empoderar crianças e jovens de comunidades rurais da Amazônia por meio da leitura e da gestão de bibliotecas comunitárias, promovendo intercâmbios culturais com a leitura, a escrita e a oralidade para ajudar a formar pessoas mais engajadas na transformação de suas realidades.

Em 2023, a Associação Vaga Lume foi eleita pela terceira vez, sendo duas consecutivas, a Melhor ONG de Educação do Brasil pelo Prêmio Melhores ONGs do Instituto Doar. No mesmo ano foi contemplada pelo novo prêmio United Earth Amazônia, na categoria ESG, da sigla em inglês Environmental, Social, and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança) e, também, foi uma das organizações selecionadas em todo o mundo para receber uma doação da filantropa MacKenzie Scott. Em 2022 foi vencedora do Prêmio Jabuti na categoria Fomento à Leitura. Conheça o mini documentário Vaga Lume no YouTube e acesse o site da associação.
 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
NAYANNE MARIA DOS REIS MOURA
[email protected]


FONTE: https://vagalume.org.br/
Notícias Relacionadas »