Prefeitura de SP se destaca em congresso estadual de saúde com mais de 600 projetos inscritos

Durante abertura do 38º Cosems, capital é elogiada por inovações digitais e coordena espaço voltado a terapias integrativas; evento segue até sexta-feira em Santos

Redação - Itaquera em Notícias
11/04/2025 10h02 - Atualizado há 2 semanas

Prefeitura de SP se destaca em congresso estadual de saúde com mais de 600 projetos inscritos
Divulgação / SMS - Prefeitura de São Paulo

O 38º Congresso de Secretários de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems) teve início na última quarta-feira (9), em Santos, reunindo representantes de diversas cidades para discutir os rumos da saúde pública. A cerimônia de abertura contou com a participação do presidente do Cosems/SP, Geraldo Reple Sobrinho, que celebrou a expressiva participação da capital paulista na 21ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios, com mais de 600 trabalhos inscritos dos mais de dois mil recebidos. Os projetos concorrem ao 14º Prêmio David Capistrano.

Durante o evento, o presidente elogiou a gestão da saúde na cidade de São Paulo, destacando o trabalho do secretário municipal Luiz Carlos Zamarco, que também esteve presente e reforçou a importância do congresso como espaço para troca de experiências e fortalecimento da saúde pública. O tema deste ano — “A nova gestão municipal na era digital” — norteia a apresentação de iniciativas tecnológicas como os projetos “Modera SP” e “e-Saúde SP”, voltados à modernização dos serviços oferecidos à população.

Zamarco ressaltou que a pandemia de covid-19 foi um marco para a digitalização dos serviços de saúde da capital, destacando a criação do aplicativo e-saúdeSP como ferramenta essencial para ampliar o acesso da população aos serviços públicos com mais comodidade e eficiência. O congresso também oferece cursos e capacitações, como o de Atenção Farmacêutica, que contou com a participação do coordenador da SMS, Felipe Tadeu Carvalho Santos.

Outro destaque da programação é o Espaço Pics, coordenado por São Paulo, que mais uma vez promove atividades voltadas às Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. Os participantes podem vivenciar modalidades como yoga, meditação, dança circular e auriculoterapia. Para o supervisor Maurício Fernando Lopes, da região de Parelheiros, a presença dos gestores no congresso é essencial para conhecer inovações e aprimorar o atendimento à população.


FONTE: SMS - Prefeitura de São Paulo
Notícias Relacionadas »