Greve geral na Argentina: veja os direitos dos passageiros afetados por cancelamentos de voos

AirHelp orienta o que as companhias aéreas devem fornecer aos consumidores que não conseguirem viajar

CAROL FREITAS
09/04/2025 18h43 - Atualizado há 2 dias

Greve geral na Argentina: veja os direitos dos passageiros afetados por cancelamentos de voos
Divulgação
A greve geral de sindicalistas na Argentina marcada para amanhã (10/4) deve provocar o cancelamento de cerca de 300 voos, afetando diretamente o transporte de aproximadamente 20 mil pessoas. Para auxiliar os viajantes em casos como este, a AirHelp, empresa de tecnologia de viagens que auxilia passageiros em interrupções de voos, explica o que é garantido por lei para quem não consegue embarcar. 

Veja abaixo os direitos dos passageiros que tiveram voos cancelados:

 

1. Reembolso: segundo a Resolução Nº 400 da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), em casos de cancelamento de voo pela companhia aérea, o passageiro tem o direito de exigir o reembolso da passagem, mesmo que a viagem seja cancelada sob alegação de fatores climáticos. O reembolso deve ocorrer do mesmo modo do pagamento do bilhete. Caso prefira, o consumidor pode ser ressarcido em programas de créditos ou milhagem.
 

2. Voo alternativo: também é dever da companhia aérea após o cancelamento da viagem reagendar, sem custos, um novo horário ou data de voo aos passageiros que não conseguiram embarcar.
 

3. Reacomodação em voo de outra companhia: caso não haja disponibilidade para viajar pela mesma empresa, o consumidor tem garantida a alternativa de reacomodação em um voo de outra companhia aérea para o mesmo destino.
 

4. Transporte alternativo: se o passageiro optar por seguir a viagem por outro meio de transporte, como ônibus ou táxi, a empresa aérea é quem deve arcar com os custos.    
 

5. Suporte: além do ressarcimento financeiro, reagendamento de voos e custos com transportes alternativos, é um direito garantido por lei aos passageiros as seguintes assistências:
 

- A partir de 1 hora: comunicação (internet e telefone);
 

- A partir de 2 horas: alimentação (voucher, refeição ou lanche);
 

- A partir de 4 horas: hospedagem em caso de pernoite no aeroporto e transporte de ida e volta.
 

Caso o consumidor esteja em sua cidade de domicílio, a companhia pode oferecer apenas o transporte para sua residência e desta para o aeroporto. 

 
Sobre AirHelp 
 

A AirHelp é uma empresa de tecnologia de viagens que auxilia passageiros em interrupções de voos. Desde 2013 já ajudou 2,5 milhões de passageiros a receberem indenizações em casos de atraso ou cancelamento de voo. Já são mais de 8 milhões de passageiros utilizando os benefícios do AirHelp+ e outros milhões assistidos com informações disponíveis gratuitamente em www.airhelp.com/pt-br/ . A AirHelp também está investindo num futuro mais verde, comprometendo-se a plantar uma árvore a cada 100 interrupções de voo. Até agora plantamos 75.380 árvores! Como  atuamos na defesa dos direitos dos passageiros, nos preocupamos com as pessoas, e cuidar das pessoas também significa preocupar-se com o planeta.
 

#A fonte número 1 de compensação de voos em todo o mundo
 

www.airhelp.com/pt-br/
 
 

Mais informações 
 

Conteúdo Comunicação 
 

Ricardo Morato ([email protected]) – Cel. 11 98799-5868 
Carol Freitas ([email protected]) - Cel. 11 99196-3890 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ANA CAROLINA LOUREIRO CARON DE FREITAS
[email protected]


Notícias Relacionadas »