Nove em cada dez profissionais veem impacto positivo da inteligência artificial no trabalho, afirma Edenred Brasil

Pesquisa realizada pelo Grupo mostra que 92% dos respondentes acham que a tecnologia irá melhorar suas tarefas diárias, enquanto 6% apontaram que a IA poderá realizar o seu trabalho

THAIS E SILVA
08/04/2025 09h57 - Atualizado há 4 dias

Nove em cada dez profissionais veem impacto positivo da inteligência artificial no trabalho, afirma Edenred Brasil
Divulgação

A Edenred, plataforma digital líder para serviços e meios de pagamento, e detentora das marcas Ticket, Edenred Ticket Log, Edenred Repom, Taggy, Edenred Pay e Punto, ouviu a opinião de 430 profissionais sobre os futuros impactos da inteligência artificial no trabalho que realizam. Para 92%, a tecnologia pode melhorar suas atividades diárias, enquanto 6% acreditam que a IA poderá realizar todas as suas tarefas. Já 2% dos participantes da pesquisa acreditam que seu trabalho não será impactado pela IA.

A percepção sobre a inteligência artificial também foi tema de outra pesquisa feita pela Ticket, marca da Edenred Brasil de Benefícios e Engajamento, com cerca de 300 profissionais de RH. Entre os respondentes da geração Z (pessoas entre 16 e 26 anos), 90% afirmam que o uso da IA nas atividades de RH é animador, e, na geração anterior, com pessoas entre 27 e 35 anos (geração Y), o índice é de 100%. Sobre acreditar que a inteligência artificial irá melhorar a atuação de quem trabalha com recursos humanos nos próximos anos, 100% do grupo entre 16 e 26 anos responderam que sim. A menor porcentagem, que ainda é alta, fica a cargo das pessoas entre 43 e 49 anos: 92%. 

Este otimismo das pessoas em relação à inteligência artificial pode ser visto de forma positiva para o mercado de trabalho. Enquanto a tecnologia aperfeiçoa ou automatiza atividades mais repetitivas ou específicas, entregando precisão e agilidade, as habilidades humanas e os soft skills podem ser aplicadas em atividades mais estratégicas e que requerem humanização, como relacionamento, criatividade, estratégia e gestão. “Na Edenred Brasil, 57% de nossas pessoas colaboradoras já fazem uso de IA em suas atividades e, entre elas, mais de 30% a utilizam diariamente. Temos trabalhado para deixá-las cada vez mais aptas com o uso responsável da tecnologia”, revela Graziella Adas, Diretora da área Jurídico, Riscos e Regulatório da Edenred.

Para fortalecer essa cultura, há um foco estratégico do Grupo no aumento progressivo da maturidade no tema, incluindo iniciativas como a Data Protection Week, uma semana de atividades focadas no público interno, que é realizada anualmente e tem como objetivo conscientizar as pessoas colaboradoras sobre inteligência artificial e proteção de dados. A última, realizada em janeiro de 2025, reuniu mais de 280 participantes para debates e trocas de conhecimento. “Em um mundo onde a confiança na tecnologia é essencial, convidamos especialistas renomados para discutir tendências, desafios e soluções inovadoras do mundo de IA e proteção de dados com nossas pessoas”, conta a executiva.

O evento contou com um painel sobre os maiores incidentes de privacidade do mercado, os impactos jurídicos e estratégias de prevenção que poderiam ter sido aplicadas. Também compôs a programação um debate sobre os limites e as possibilidades da IA Generativa, capaz de criar novos conteúdos como textos, imagens, músicas, entre outros. Para conscientizar as pessoas participantes, especialistas em Direito Digital e Ética em Tecnologia conduziram a conversa sobre os impactos dessa revolução digital. Com debates como esses, a Edenred Brasil tem o objetivo de capacitar cada profissional de maneira que esses avanços possam ser utilizados de maneira ética e segura. Além disso, também ocorreu um workshop interativo sobre o uso da solução interna de IA Generativa da Edenred, no qual as pessoas colaboradoras puderam aprender técnicas mais avançadas de como alavancar seu uso estratégico e responsável.

“Realizamos ações internas e externas que reforçam o nosso compromisso com a segurança, a privacidade e a inovação, conectando nossas pessoas a especialistas e conteúdos relevantes para o dia a dia, tanto profissional quanto pessoalmente. Afinal, impulsionar a tecnologia de forma responsável é proteger não apenas dados, mas as pessoas por trás deles”, finaliza Graziella.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
THAIS E SILVA
[email protected]


FONTE: www.edenred.com.br
Notícias Relacionadas »