Uma das revelações da nova leva de artistas nordestinos, Elon lança seu novo clipe. Dando vida ao single “Preto”, música que passa por diversas referências das manifestações populares sertanejas, ele faz uma imersão no folclore local, trazendo personagens influenciados pela cultura afro-brasileira da região. Disponível no Youtube desde 25 de março, a narrativa visual gira em torno da coroação de um rei, ressaltando elementos e figuras tradicionais dos folguedos e festejos populares, como o reisado, a congada e o afoxé.
Gravado em João Pessoa, na Paraíba, o clipe passeia por referências comuns ao cotidiano da casa brasileira, como o filtro e a cuscuzeira de barro, o café coado do filtro de pano e a toalha de renda sobre a mesa. Da mesma forma, traz personagens como o rei, a rainha, a burrinha e o palhaço Mateus, figura popular associada ao riso e bastante presente nas festas populares. “Neste clipe, eu quis mergulhar nas referências do meu local de nascimento e das minhas próprias vivências. Eu queria que o clipe tivesse a cara da cultura na qual eu cresci, mas que ao mesmo tempo, apresentasse uma narrativa conectada com as demandas e as estéticas do presente. Por isso, a gente buscou pinçar esses personagens populares ao mesmo tempo que criamos uma atmosfera inspirada no afrofuturismo”, revela.
A Burrinha é uma das personagens tradicionais mais recorrentes dos festejos populares - FOTO: Bruna Dias
Natural de Pombal, no sertão da Paraíba, Elon tem despontado como um dos novos nomes da cena paraibana e nordestina, ao lado de nomes como Nathália Bellar, Pedro Indio Negro, Seu Pereira, Luana Flores, Bixarte, entre outros. Com letras e poéticas que evidenciam uma vivência Queer no sertão, sua trajetória tem se desenhado por meio de experimentações sonoras que combinam ritmos tradicionais como o xote e o baião, com elementos do pop, rock e do afrobeat, resultando em uma sonoridade vibrante, envolvente e até política, mesmo quando esta não é principal intenção. “Eu cresci em meio a essa atmosfera cultural riquíssima que, muitas vezes, acaba restrita à nossa regionalidade. E neste contexto, dentro de um sertão que está totalmente conectado com que se produz fora dele, eu acabo também tendo outras referências que me fazem criar com os pés no sertão, mas com a cabeça no pop”, completa.
Composta pelo músico e amigo Titá Moura, “Preto” foi dada de presente a Elon para ser cantada com seu timbre grave, que remete aos cantadores dos Aboios, cânticos tradicionais dos vaqueiros do sertão da Paraíba. A produção do clipe, que tem direção geral de Erika Paz e direção artística de Mari Miguel, foi viabilizada por meio da Lei Paulo Gustavo, por meio do edital 005/2023. Já o single teve direção musical de Helinho Medeiros, que assumiu todos os teclados, pianos e sintetizadores. Conheça mais sobre o artista em @elon.oficial.
Clique aqui assistir no Youtube
Clique aqui para ouvir o single no Spotify
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Angelo Miguel Oliveira Lima
[email protected]