Concerto da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto em prol da Catedral apresenta obra-prima de Mozart

Verbo Nostro
10/04/2025 20h11 - Atualizado há 22 horas

Concerto da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto em prol da Catedral apresenta obra-prima de Mozart
divulgação
“Réquiem em Ré Menor” será executado em apresentação especial na Catedral Metropolitana de Ribeirão Preto neste domingo (13/04). Evento integra campanha de arrecadação para restauração do prédio da igreja


Ribeirão Preto/SP, 9 de abril de 2025 – No próximo dia 13 de abril (domingo), às 20h, a Catedral Metropolitana de Ribeirão Preto será palco de uma apresentação especial: a Orquestra Sinfônica da cidade executará o célebre “Réquiem em Ré Menor”, de Wolfgang Amadeus Mozart. O concerto integra o projeto “Música e História: um concerto pela Catedral”, ação solidária da campanha Salve a Catedral, que visa arrecadar recursos para as obras de restauração do edifício histórico.

Os convites custam R$ 300 e a compra pode ser feita via pix ([email protected]) - o comprovante deve ser enviado pelo WhatsApp (16 99344-0156). A retirada dos ingressos acontece na secretaria da Catedral (rua Florêncio de Abreu, s/nº), nos seguintes horários: até sexta-feira (11/04), das 9h às 18h30; e no sábado (12/04), das 8h30 às 12h30.

Música em defesa do patrimônio
O concerto é fruto de uma parceria entre a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e a Comissão de Restauração da Catedral, e faz parte das ações que buscam viabilizar a continuidade das reformas no prédio da igreja, que atualmente se encontra na terceira fase de intervenções estruturais.

Composta em 1791, a obra “Réquiem em Ré Menor” é envolta em mistério e emoção. De acordo com estudiosos, a peça foi deixada inacabada devido à morte prematura de Mozart e mais tarde completada por um de seus discípulos. Reconhecida por sua intensidade e força dramática, é considerada uma das mais profundas manifestações da música sacra no repertório ocidental.

A execução contará com um conjunto instrumental completo, incluindo violino, violoncelo, contrabaixo, clarinete, fagote, trompete, trombone, percussão e piano, além de um coro de 20 vozes e quatro solistas convidados: Tamara Pereira (soprano), Cristina Modé Angelotti (mezzo-soprano), Pedro Coelho (tenor) e Wladimyr Carvalho (baixo-barítono).

“O Réquiem de Mozart é uma obra histórica e emblemática. Uma peça que oferece uma experiência transcendental no belíssimo cenário do interior da Catedral e esperamos sensibilizar o público. Será um encontro de dois patrimônios da cidade: a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e a Catedral, que hoje pede ajuda a toda sociedade para efetivar sua revitalização”, afirma o maestro Reginaldo Nascimento, que assina a regência do concerto.

O padre Francisco Jaber Zanardo Mousa, o padre Chico, pároco da Catedral, reforça a importância do envolvimento da sociedade civil na valorização dos bens culturais da cidade. “A apresentação da Orquestra na igreja demonstra o apoio da sociedade civil a dois patrimônios importantes e reforça a identidade artística e cultural de Ribeirão Preto. São celebrações culturais que enriquecem a vida da comunidade”, comenta.

Já o presidente da Associação Musical de Ribeirão Preto, Silvio Contart, mantenedora da Orquestra, ressalta o compromisso da instituição com a causa: “A campanha Salve a Catedral é uma ação emergencial para mantermos vivo um patrimônio da cidade e esperamos que a sociedade abrace essa causa. Inúmeras vezes a igreja recebeu nossos concertos e queremos manter essa parceria”.

Toninho Angelotti, diretor financeiro da Associação Musical, também reforça o valor simbólico da apresentação: “Levaremos um concerto grandioso para esta ação porque a Catedral é um patrimônio histórico de imensurável valor arquitetônico e artístico. Vamos contribuir com o que temos de melhor”, finaliza.


Serviço
“Música e História: um concerto pela Catedral” – Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto

Data e horário: 13 de abril (domingo), às 20h
Local: Catedral Metropolitana de Ribeirão Preto (rua Florêncio de Abreu, s/nº - Centro)
Convites: R$ 300
Aquisição: via pix ([email protected]), envio de comprovante via whatsapp (16 99344-0156) e retirada na secretaria da Catedral, até sexta-feira (11/04), das 9h às 18h30; e no sábado (12/04), de 8h30 às 12h30.

Programa: “Réquiem em Ré Menor”, de Wolfganf A. Mozart
I - INTROITUS REQUIEM
II - KYRIE
III - SEQUENZ
Dies irae
Tuba mirum
Rex tremendae
Recordare
Confutatis
Lacrimosa

IV - OFFERTORIUM
Domine Jesu
Hostias

V - SANCTUS
VI - BENEDICTUS
VII - AGNUS DEI
VIII - COMMUNIO LUX AETERNA

 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VALTER JOSSI WAGNER
[email protected]


FONTE: https://www.instagram.com/verbonostro/
Notícias Relacionadas »