Esporte e confraternização em circuito de natação do Instituto Etiene Medeiros e Sport Club do Recife
O Troféu União das Águas movimentou o Centro Esportivo Santos Dumont, no sábado (5), com a participação de 500 nadadores. Alunos do IEM terminaram em terceiro no quadro geral de medalhas
ZDL SPORTS
07/04/2025 16h22 - Atualizado há 5 dias
Wagner Cavalcanti / IEM
A primeira etapa do Circuito Estadual de Natação 2025 - Troféu União das Águas reuniu 500 nadadores, de todas as idades, para um sábado (5) de muito esporte e confraternização no Centro Esportivo Santos Dumont, no Recife (PE). O evento foi promovido pelo Instituto Etiene Medeiros (IEM) e pelo Sport Club do Recife, superando as expectativas e reforçando o compromisso com a inclusão, a igualdade e a transformação social por meio do esporte.
Participaram atletas não federados de diversas categorias, com provas individuais nos estilos livre e costas, abrangendo desde a categoria Botinho (até 6 anos) até a Absoluto (a partir de 17 anos). O IEM ficou com o terceiro lugar no quadro geral de medalhas. Em primeiro terminou o Santos Dumont, seguido do Colégio Madre de Deus.
Aberto ao público, o evento movimentou o Santos Dumont, com grande integração entre os atletas e quem esteve nas arquibancadas para acompanhar as provas. Inclusivo, contou com 200 inscrições gratuitas para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. A estrutura foi planejada para garantir acessibilidade e houve uma preocupação com a responsabilidade ambiental, com coleta seletiva de resíduos, incentivando práticas sustentáveis e a conscientização dos participantes.
"O Troféu União das Águas superou as expectativas e proporcionou momentos que ficarão na memória dos participantes. Muito felizes em poder proporcionar isso, incentivando essas crianças e jovens com a prática esportiva", destacou o coordenador técnico do IEM, Antônio Coutinho.
O evento foi uma realização do Instituto Etiene Medeiros e do Sport Club do Recife, com patrocínio do Banco do Nordeste e do Governo Federal, e contou com o apoio da Agência Maúna.
Campeonato em João Pessoa - Nesta semana, o Time Nado por Tudo, do IEM, estará em João Pessoa, na Paraíba, para a disputa do Troféu Sérgio Silva, na Vila Olímpica Parahyba. A equipe viaja na quarta-feira (9) e as provas serão realizadas a partir de quinta-feira (10) e até o sábado (12). O torneio é considerado uma das principais competições regionais da natação brasileira.
Mais do que a busca por resultados, o objetivo da presença dos alunos do IEM em torneios como esse vai além. O Nado por Tudo busca utilizar o treinamento em natação como uma ferramenta para impulsionar o crescimento individual e sociocultural dos seus participantes.
Sobre o IEM - O IEM hoje conta com o apoio do Banco Votorantim e B3, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte e do Governo Federal e de parceiros como a Secretaria de Educação e Esportes, Parque e Centro Esportivo Santos Dumont, Berlim Digital, Even3 e Maúna Produtora.
As atividades são realizadas no Centro Esportivo Santos Dumont de terça a sexta-feira. O IEM busca proporcionar desenvolvimento integral às crianças e jovens que participam do projeto, com foco na natação e no combate às desigualdades de raça, classe e gênero. Os alunos fazem parte da rede pública de ensino do Estado de Pernambuco e precisam participar de até 75% das atividades mensais do IEM para garantirem permanência no projeto.
Etiene Medeiros - Primeira brasileira a conquistar uma medalha de ouro em um Mundial de Natação, Etiene está entre as melhores do mundo nos 50 metros costas há seis anos. Antes do título em 2017, em Budapeste (HUN), foi quarta colocada no Mundial em Barcelona 2013 e bronze em Kazan 2015. Ela também é bicampeã do mundo em piscina curta (Doha/2014, quando bateu o recorde mundial, e Windsor/2016), além da vitória no revezamento medley misto em 2014. Em 2019, acrescentou mais uma medalha em Mundiais, a prata nos 50 m costas. Única brasileira bicampeã pan-americana de natação - ganhou ouro nos 100 m costas em Toronto, em 2015, e nos 50 m livre em Lima, em 2019 -, Etiene soma nove medalhas no Pan, sendo quatro no Canadá e cinco no Peru.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DURVALINO VERGILIO DORO JUNIOR
[email protected]