São Paulo, abril de 2025 – O acesso à internet e o uso constante de smartphones mudaram o comportamento do consumidor, que busca por menores preços, informações sobre produtos e avaliações, fatores considerados decisivos na hora da compra. Neste cenário, a integração entre o físico e o digital se tornou essencial para o varejo, ao trazer automação de processos antes manuais, e aprimorar a experiência de compra do consumidor.
Para André Teté, Head de Inovação da VR Software, empresa reconhecida por soluções inovadoras para o varejo alimentar, o comportamento de pesquisa online enquanto o consumidor está na loja física influencia diretamente sua decisão de compra, e para se manterem competitivos, os varejistas precisam criar estratégias que incentivem o cliente a concluir a compra na loja.
“A pesquisa online pode ser determinante para compras não planejadas. Se um cliente encontra uma oferta exclusiva na loja ou recebe um desconto pelo aplicativo, a tendência é que ele finalize a compra no ato”, destaca André. “Varejistas que integram suas estratégias entre os canais físico e digital têm mais chances de converter pesquisas em vendas e oferecer uma experiência fluida e satisfatória”, acrescenta.
No setor supermercadista, essa evolução tem impacto direto na jornada do cliente e na eficiência operacional das lojas. Mas para isso, são necessárias ações de integração das experiências online e offline, oferta de cupons e promoções digitais, e o uso de tecnologias que facilitem a jornada do consumidor.
“Na VR Software, desenvolvemos o VR Connect, um aplicativo integrado ao sistema ERP VR Master, que proporciona uma experiência de compra conectada e permite que os consumidores tenham acesso antecipado a ofertas, adicione produtos ao carrinho, agendem a retirada e escolham a forma de pagamento de maneira simples e rápida. Para os supermercados, a tecnologia auxilia na fidelização de clientes, no aumento das vendas e na manutenção da relevância em um mercado cada vez mais competitivo”, afirma André Teté.
Soluções inovadoras
Para tornar a integração mais eficiente, diversas soluções tecnológicas estão sendo adotadas pelo varejo, como:
Desafios
Apesar das vantagens, a implementação de novas tecnologias ainda enfrenta desafios. Muitos varejistas operam com sistemas separados para e-commerce e lojas físicas, dificultando a sincronização de estoque, preços e promoções. Além disso, a capacitação da equipe é essencial para que a tecnologia funcione de forma eficaz.
“Sem preparação adequada, a experiência pode se tornar desconectada e pouco eficiente, afastando o consumidor. Ainda há uma certa resistência à mudança por parte de alguns varejistas, que veem o digital como concorrente, ao invés de aliado”, finaliza André Teté.
Sobre o Grupo VR
O Grupo VR é composto por empresas especializadas em tecnologia para supermercados, oferecendo soluções que simplificam as operações do setor de ponta a ponta, desde a gestão de retaguarda até o ponto de venda (PDV). Fundada em 2006 na cidade de Limeira (SP), a empresa conta com mais de 400 colaboradores em todo o Brasil, especialistas em inovar e aplicar os mais avançados sistemas em todos os processos do varejo alimentar. Com um amplo portfólio que atende mais de 3 mil clientes em território nacional, distribuídos em mais de 17 mil PDVs e que são responsáveis por transacionarem cerca de R$50 bilhões por ano. O Grupo VR acredita que somente a tecnologia é capaz de garantir ao supermercado a otimização de processos, o aumento das vendas e dos lucros e a fidelização de clientes. Saiba mais em: www.vrsoft.com.br
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LARISSA BORGES LANDA
[email protected]