O verão é uma das épocas do ano nas quais o corpo demanda atenção e cuidados. Seja no reforço da aplicação de protetor solar, na hidratação, que deve ser ainda mais rigorosa, ou nos cuidados com atividades físicas intensas, é preciso se preocupar com muitos aspectos influenciados pelas altas temperaturas, incluindo ainda a falta de apetite e outros cuidados com a alimentação.
Sentir menos fome durante os dias quentes tem uma explicação fisiológica. No frio, o corpo aumenta naturalmente o metabolismo para manter sua temperatura corporal, ou seja, há a necessidade da ingestão de mais comida para gerar toda essa energia. Por isso, durante estações como o inverno, há vontade de consumir refeições mais calóricas ou carboidratos.
Já no verão o organismo passa por um processo no qual o foco está na circulação do sangue pelo corpo. Isso faz com que a temperatura corporal seja mantida, através da troca de calor da pele com o ambiente. Por priorizar a circulação sanguínea a digestão pode ficar mais lenta.
Ao comer pratos mais pesados durante dias quentes, o sangue em circulação é direcionado para acelerar a digestão desses alimentos. Por isso, é comum sentir cansaço, sono e mal-estar durante esse processo.
Com menos necessidade de calorias no calor, o organismo entende que não há urgência para repor os alimentos. Por isso, é comum que algumas pessoas tenham uma tendência a comer alimentos mais leves, e em alguns casos perder o apetite.
O que consumir em dias quentes?
Quanto maior a temperatura do ambiente, maior a necessidade de hidratação e atenção com a comida. Incluir verduras e legumes durante as refeições garante que a alimentação fique rica em fibras, vitaminas e nutrientes, trazendo opções mais leves ao organismo.
Uma boa opção doce para esta época do ano é a salada de frutas com iogurte natural. Além de mais leve, essa opção é rica em proteínas e probióticos, auxiliando na saúde do intestino.
Vale destacar ainda que, como naturalmente há perda de apetite durante o verão, é aconselhável optar por uma alimentação leve, mas sem abrir mão do sabor. Incluir temperos favoritos e optar por saladas que contenham tomate, por exemplo, permite que o paladar sinta o gosto umami, tornando a refeição ainda mais saborosa.
Sanduíches também são uma boa opção para evitar os longos períodos sem comer.A dica é incluir uma proteína leve, como o filé de frango ou o tofu, e adicionar alimentos que dão maior saciedade, como o abacate e o pão integral.
Por fim, é preciso consumir muita água e manter o corpo ativo durante a estação. Fazer atividade física regularmente garante equilíbrio das calorias ingeridas em excesso, auxiliando no emagrecimento e evitando problemas relacionados ao mal-estar.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ANDRE LUCIO ELOI DE SOUZA FILHO
[email protected]