Cooperação tecnológica em Open RAN é foco de parceria entre o CPQD e o parque tecnológico YRPC, do Japão

Acordo de cooperação assinado entre as duas instituições começa com atividades de pesquisa e desenvolvimento em seus centros de testes e integração de redes abertas (OTICs)

PIMENTA COMUNICAçãO
28/03/2025 10h02 - Atualizado há 2 dias
Cooperação tecnológica em Open RAN é foco de parceria entre o CPQD e o parque tecnológico YRPC, do Japão
CPQD
Campinas, 28 de março de 2025 - Promover a cooperação tecnológica para o desenvolvimento de pesquisas, negócios e iniciativas visando a evolução e disseminação da tecnologia de redes de acesso por rádio abertas (Open RAN) no mundo. Esse é o principal compromisso assumido no memorando de entendimento que acaba de ser assinado pelo  CPQD e o Yokosuka Research Park R&D Promotion Committee (YRPC), parque tecnológico do Japão que abriga os centros de pesquisa e desenvolvimento de importantes empresas do setor de comunicações móveis e sem fio.

Como Centro de Competência Embrapii em Open RAN, o CPQD foi o primeiro Open Test and Integration Center (OTIC) credenciado pela O-RAN Alliance na América Latina - e no Hemisfério Sul. Anunciado no início de março, o credenciamento colocou o Centro de Competência Embrapii CPQD em Open RAN no seleto grupo de laboratórios de testes e integração que têm a função de garantir a interoperabilidade das soluções de redes abertas, fornecidas por empresas diferentes, bem como a segurança cibernética dos equipamentos e um desempenho equivalente ao de soluções de redes de acesso proprietárias, de um único fornecedor.

O parque tecnológico YRPC também faz parte desse grupo, como representante do OTIC Japão - que tem como membros as empresas NTT DOCOMO, KDDI, SoftBank e Rakuten Mobile. Especializado em tecnologias de comunicação por rádio (5G e além, redes de sensores sem fio, IoT, entre outras) com foco em aplicações práticas, o YRPC conduz atividades de conexão, promoção e colaboração internacional no OTIC Japão, que oferece serviços de teste e certificação baseados nas especificações da O-RAN Alliance para redes 5G e de futuras gerações. 

“Esse acordo de cooperação tecnológica favorece o compartilhamento de experiências, práticas e processos e, principalmente, facilita o acesso a fabricantes japoneses de soluções Open RAN”, afirma Gustavo Correa Lima, gerente de Soluções em Conectividade do CPQD. “Mais do que isso, a colaboração prevista no acordo é abrangente e inclui até a pesquisa e desenvolvimento em 5G, 6G e além, intercâmbio de profissionais, organização conjunta de eventos e parcerias de negócios em tecnologias da informação e comunicação, entre outras atividades”, acrescenta.

A parceria começa com as atividades de P&D em Open RAN conduzidas nos OTICs do Brasil (instalado no CPQD), que atende toda a América Latina, e do Japão. “Essa colaboração está alinhada ao esforço global para reproduzir os mesmos procedimentos de testes em todos os laboratórios credenciados pela O-RAN Alliance, de modo a garantir que os resultados sejam os mesmos em todos os países onde são realizados”, explica Lima.

Com esse objetivo, o Centro de Competência Embrapii CPQD em Open RAN já firmou acordo também com o laboratório Virginia Tech, dos Estados Unidos, credenciado em 2023. “Como OTIC, nosso foco é atender todo o ecossistema de inovação em conectividade da região da América Latina e, ao mesmo tempo, firmar parcerias com outros centros de testes e integração do mundo”, conclui o executivo do CPQD.

 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
PEDRO HENRIQUE DE CARVALHO CASSIANO
[email protected]


Notícias Relacionadas »