Por meio de IA, DM cria chatbot para colaboradores terem fácil acesso a benefícios
Tecnologia foi desenvolvida pelo Time de Dados da empresa para complementar o programa Nosso Jeito de Cuidar, que oferece diferentes benefícios para trabalhadores
VICTOR HUGO FELIX
28/03/2025 10h28 - Atualizado há 2 dias
Divulgação
Com o objetivo de oferecer um suporte mais amplo aos colaboradores, a DM, grupo de serviços financeiros especializado em gestão de crédito, criou em 2020 o programa Nosso Jeito de Cuidar. Com ele, os colaboradores têm acesso a variadas formas de assistência, desde saúde mental e física, suporte financeiro, benefícios em educação e assistência para pais e mães. Agora, o acesso aos benefícios do Programa ganhou o reforço da tecnologia: por meio de um chatbot desenvolvido com Inteligência Artificial Generativa, que foi utilizada para criar respostas mais personalizadas e contextuais. Os colaboradores podem tirar suas dúvidas, descobrir parcerias disponíveis e conhecer mais a fundo os serviços que têm direito.
A ideia surgiu após um encontro de formação com o Time de Dados, no qual, ao longo de uma semana, partilharam conhecimentos e informações que poderiam inspirar inovação. “O ponto alto do evento foi o Hackathon, onde nos desafiamos a criar uma solução que facilitasse o dia a dia de todos os colaboradores. Então, propusemos uma ferramenta para a busca e informações sobre o Nosso Jeito de Cuidar, para que pudessem encontrar as informações mais precisas em uma única plataforma”, explica Carlos Barbieri, gerente de Dados da DM responsável pela implementação da tecnologia na empresa.
O Time de Dados, assim, desenvolveu o chatbot por meio de tecnologias avançadas de Inteligência Artificial Generativa para criar diferentes versões da solução, testando e refinando o modelo para obter o melhor desempenho. “A ferramenta lê e compreende todos os documentos do time de Gente e Gestão, e assim fornece respostas rápidas, assertivas e contextualizadas para os colaboradores que precisarem de qualquer tipo de assistência do Nosso Jeito de Cuidar. Isso ajuda tanto os colaboradores quanto a própria equipe de Gente e Gestão, agilizando processos e garantindo que todos estejam munidos de informações corretas ao solicitarem as assistências do Programa”, diz o executivo.
O trabalho foi realizado com uma equipe multidisciplinar, composta por Analistas de Dados, Analistas de BI, Engenheiros e Cientistas de Dados. E, por meio de um site de acesso exclusivo para os colaboradores, é possível acessar o chatbot e solicitar informações sobre benefícios, convênio médico, serviços oferecidos por parceiros, dentre outras facilidades. Como a solução está baseada no uso de Inteligência Artificial Generativa, a ferramenta aprende continuamente com as interações dos usuários e com as atualizações do programa de benefícios. “Este é apenas o começo. Continuaremos trabalhando em inovações que otimizem processos internos e melhorem a experiência de todos os colaboradores”, pontua Sandra Castello, diretora de Marketing e Pessoas.
Sobre a DM
Fundada em 2002, a DM é uma prestadora de serviços financeiros, com foco na democratização do acesso ao crédito. A empresa se consolidou no mercado como a maior gestora independente de cartões private label (de loja) com mais de 17 milhões de cartões emitidos. Com presença em mais de 13 mil pontos de venda em todo o País e com mais de mil parceiros ativos, a DM conta também com empréstimo pessoal, DM App para gestão de cartões e conta digital, oferta de microcrédito, dentre outros serviços.
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VICTOR HUGO DE BERALDINI FELIX
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