Semana da Água 2025: Programação em Pernambuco alerta para as consequências das mudanças climáticas

O tema escolhido para marcar a data em todo o mundo é a "Preservação das geleiras" - reservas de água doce ameaçadas pelo aquecimento global

FABIANI ASSUNçãO
26/03/2025 10h32 - Atualizado há 3 dias
Semana da Água 2025: Programação em Pernambuco alerta para as consequências das mudanças climáticas
Aluisio Moreira


"Preservação das Geleiras" é o tema escolhido este ano, pela Organização das Nações Unidas, para o Dia Mundial da Água, celebrado no último dia 22 de março. Em Pernambuco, o Governo do Estado celebra a data com uma semana de ações, eventos e campanhas para promover a reflexão sobre como o derretimento das glaciares afeta a segurança hídrica das cidades e em que medida é possível a governos e sociedade civil contribuírem para a redução dos impactos desta problemática. 

“O derretimento acelerado de massas de gelo ameaça ecossistemas, economias inteiras e, principalmente, vidas. Sabidamente, as geleiras são reservas naturais de água doce; nelas estão cerca de 70% da água potável do planeta que, liberadas gradualmente, por meio do degelo, possibilitam, por exemplo, em diversas regiões do mundo o abastecimento humano e  atividades econômicas. Mas, se este degelo acontecer de forma irregular e desenfreada, temos alterações no fluxo de rios, enchentes e períodos de estiagens prolongadas, dentre outras consequências”, explicou Almir Cirilo, secretário de Recursos Hídricos e Saneamento do estado. 

De acordo com a Organização Meteorológica Mundial, apenas no ano de  2023, as geleiras do planeta perderam 600 gigatoneladas de água – volume considerado a maior perda já registrada em 50 anos. O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas aponta que, caso o aquecimento global ultrapasse a alta de mais 1,5°C, dois terços das geleiras deixarão de existir. 

“Desta forma, promover a preservação destas massas de gelo é um desafio de todos nós e é possível para qualquer um de nós contribuir de alguma forma. Atos simples, como o uso de fontes renováveis de energia, consumo racional e sustentável de água, são alguns dos exemplos de como é possível, coletiva e individualmente, minimizar estes impactos”, reforçou Cirilo. 

COMPESA - Para refletir sobre a sustentabilidade da água e também celebrar esse recurso - o principal disponível na natureza, a Companhia Pernambucana de Saneamento – Compesa promoverá uma série de atividades na Semana da Água 2025, entre os dias 21 e 28 de março. Com o tema “Água e mudanças climáticas: desafios de hoje, soluções para o amanhã”, a programação incluirá ações internas e externas, além do lançamento da nova edição do Desafio Educativo da Água, o concurso cultural para alunos e professores da Rede Estadual de Ensino.

A abertura da Semana da Água e o lançamento da nova edição do concurso cultural “Desafio Educativo da Água”, parceria com a Secretaria Estadual de Educação, na sexta-feira (21), na sede administrativa da Compesa, bairro de Santo Amaro, no Recife. O desafio tem como objetivo promover a reflexão e criatividade dos participantes sobre a importância da água para a vida no planeta. Os alunos e professores terão que usar a criatividade e realizar registros fotográficos e vídeos para o Instagram, com temáticas relacionadas ao uso racional e sustentável da água. 

As categorias do concurso cultural são: Fotografia (professores) e Vídeo Reels (alunos), com premiação para nove ganhadores, que serão conhecidos na segunda quinzena de junho no evento de culminância. Os vencedores serão premiados com smart TV, notebooks, tablets, smartphones e voucher de livros, de acordo com as categorias. As inscrições podem ser realizadas até o dia 26 de maio, via formulário disponível no site da Compesa (www.compesa.com.br).

Dentre as atividades programadas pela Compesa na Semana da Água 2025 também estão visitas educativas às unidades da companhia, cursos, oficinas, além de visitações guiadas ao Museu Universo Compesa (MUC), com estudantes e professores das redes pública e privada, e ministração da palestra “Impacto das alterações ambientais em sítios arqueológicos no Recife”, com a presença de Ana Nascimento, professora, historiadora e arqueóloga, na sede da Compesa, nesta quarta-feira (26), às 14h. O evento é voltado para estudantes e professores convidados.

APAC - As comemorações pelo Dia Mundial da Água pela Agência Pernambucana de Águas e Clima - Apac - terão uma programação de eventos presenciais e online até o dia 27 de março. “A cada ano, a Agência Pernambucana de Águas e Clima, Apac, organiza uma série de eventos para celebrar o Dia Mundial da Água. Este ano, teremos uma série de eventos diversificados, inclusivos, com a participação da sociedade civil, empresas, estudiosos, comitês de bacias hidrográficas e de órgãos do Governo do Estado. Será uma satisfação receber o público na nossa programação, principalmente no ano em que comemoramos o aniversário de  15 anos de criação da Apac, através de uma lei estadual, com a missão importante de cuidar da água e do clima de Pernambuco”, afirmou Suzana Montenegro, presidente da Apac. 

Na abertura das comemorações foi realizada uma Ação Comunitária de Remoção de Resíduos do Rio Capibaribe, no último dia 22, no Cabanga Iate Clube. No domingo, 23, a programação seguiu para o Parque Ambiental Janelas para o Rio, em Bezerros, no interior do estado, com diversas ações de cultura, saúde e meio ambiente, além de entrega de mudas de plantas aos participantes.

Uma roda de conversa sobre recursos hídricos, meio ambiente e sustentabilidade ocorreu na Federação da Indústrias do Estado de Pernambuco – Fiepe. Na oportunidade, a presidente da Apac, Suzana Montenegro, fez o lançamento do novo site da Apac; do novo módulo do Sistema Integrado de Recursos Hídricos – SIRH – de Águas Subterrâneas; e da campanha Tampinhas do Bem, em prol do Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer de Pernambuco – GAC-PE.  Na terça-feira (25), um evento online com palestras de representantes do Ministério do Meio Ambiente abordou as temáticas do clima e desertificação.

No dia do Aniversário de 15 anos da Apac, quarta-feira (26), está prevista uma Coletiva de Imprensa para a divulgação da Previsão Climática para os meses de abril, maio e junho, período com maior ocorrência de chuvas no litoral pernambucano. 

Para encerrar a programação de comemorações do Dia Mundial da Água, na quinta-feira (27), acontecerão dois eventos. Pela manhã, das 9h às 11h, no auditório da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Facepe, serão apresentados projetos executados pela parceria Apac-Facepe, com participação da presidente da Apac, Suzana Montenegro, e da Presidente da Facepe, Fernanda Pimentel. Esse evento terá transmissão ao vivo pelo canal da Apac no YouTube (www.youtube.com/c/apacoficial). 

Ainda na quinta-feira (27), das 14h30 à 15h30, haverá uma apresentação online com debate a respeito do Panorama sobre a construção do Programa Estadual de Revitalização de Bacias Hidrográficas de Pernambuco - PERBH-PE, também transmitido ao vivo através do YouTube da Apac. 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
FABIANI VIEIRA ASSUNÇÃO
[email protected]


FONTE: Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento de Pernambuco
Notícias Relacionadas »