Brasil Salomão e Matthes lança programa de liderança feminina

Verbo Nostro
25/03/2025 10h40 - Atualizado há 1 semana
Brasil Salomão e Matthes lança programa de liderança feminina
foto de Renato Lopes
Novo programa foi lançado durante evento realizado em 11 de março para apresentação da metodologia aplicada e para debater desafios e perspectivas das ações projetadas. A iniciativa visa capacitar e fortalecer mulheres em posições estratégicas no escritório e segue com programa de treinamento e mentoria

Ribeirão Preto (SP), 24 de março de 2025 – Integrando a agenda comemorativa em torno do Dia Internacional das Mulheres (8 de março), Brasil Salomão e Matthes Advocacia lançou neste mês de março o Programa de Formação de Liderança Feminina, uma iniciativa que visa capacitar e fortalecer a presença das mulheres em posições estratégicas dentro do escritório. O lançamento foi feito durante evento temático no auditório da matriz, em Ribeirão Preto,  no dia 11 de março.

Na abertura do evento, o advogado e diretor executivo de Brasil Salomão, Evandro Grili, destacou a evolução da participação feminina na empresa. "Em 1989, quando cheguei, o escritório tinha apenas duas mulheres, uma na recepção e outra nos serviços gerais, e não tinha advogadas, naturalmente. Hoje, 62% da equipe é composta por mulheres, e elas ocupam posições de liderança em diversas frentes. Nossa missão com este novo programa é garantir que essa evolução continue levando mais mulheres para o topo da organização", afirmou.

O lançamento contou com palestra de Joyce Romanelli, idealizadora do curso de Liderança Feminina e sócia-diretora da Fluxus, empresa contratada pelo escritório para implementar o programa em parceria com a agência Sheyar. Na ocasião, ela apresentou dados sobre a desigualdade de gênero no mercado de trabalho. Segundo o Global Gender Gap Report 2024, apenas 31% dos cargos de liderança sênior são ocupados por mulheres no mundo e o Brasil ocupa a 70ª posição no ranking global de igualdade de gênero. A palestrante ressaltou que apenas 17% das presidências de empresas no Brasil são ocupadas por mulheres e outros 21% das profissionais femininas figuram em posições de conselho e trouxe um dado alarmante: o tempo estimado para que a paridade de gênero seja alcançada globalmente é de 134 anos.

"Dados como estes reforçam que a formação em liderança feminina precisa ir além da teoria, trazendo ferramentas práticas para que as mulheres reconheçam suas trajetórias, ampliem suas redes, fortaleçam sua inteligência emocional e ocupem espaços de decisão com estratégia e confiança", destacou Joyce.

Trajetórias de sucesso

Além da palestra e do anúncio do programa de formação, o evento contou com um debate intitulado "Trajetórias de Sucesso", que reuniu mulheres de diferentes setores para compartilhar experiências e reflexões sobre os desafios da liderança feminina. Isabel de Farias, jornalista e fundadora da revista Revide, contou sua trajetória como empreendedora no setor editorial e afirmou: “empreender, para mim, sempre foi sobre propósito e resiliência, sobre entender que cada conquista é fruto de persistência".

Fabiana Barbassa, sócia e advogada no Brasil Salomão, lidera atualmente uma equipe de quase 100 advogados e contou como é sua experiência no escritório. “É desafiador ser líder e essa experiência é muito rica, mas não é uma missão fácil, por você buscar liderar com eficiência e ao mesmo tempo querer o melhor para os seus liderados”, enfatizando a importância do desenvolvimento de habilidades estratégicas para alcançar esse equilíbrio. 

A sócia-advogada Mariana Denuzzo, especialista em Direito Societário e mestre em Direito Comercial, reforçou a necessidade de redes de apoio para mulheres no meio jurídico e afirmou que as mulheres precisam parar de se diminuir e reconhecer sua trajetória. “Não é sobre ‘se achar’, é sobre entender que cada conquista foi resultado de esforço, competência e resiliência", disse. 

Luciana DÉlboux, diretora de pessoas da Ourofino Agrociência, falou de desafios na sua carreira até chegar à liderança de grupos empresariais e expressou que, entrar num lugar repleto de mulheres talentosas, como no escritório, foi uma experiência gratificante. “Se vocês estão aqui é porque têm talento: vocês sabem onde estão, sabe onde chegaram, então estar aqui e ver tantas mulheres jovens desenvolvendo suas carreiras me deixa muito feliz”, destacou.

Valéria Milani, diretora do UBS Banco e cofundadora da Consenso Investimentos, que participou do encontro por videoconferência destacou os desafios enfrentados por mulheres no setor financeiro.

Programa de formação
O Programa de Formação de Liderança Feminina oferecerá mentorias, treinamentos e networking para mulheres que buscam se destacar em suas carreiras. Segundo Larissa Borges, responsável pelo RH do escritório, "esse é o primeiro programa do escritório Brasil Salomão voltado para a formação de novas lideranças, e nosso objetivo é entender os desafios e apoiar o crescimento profissional das mulheres dentro da organização".

O sócio-advogado e diretor executivo, Rodrigo Forcenette, também destacou o compromisso do escritório com o desenvolvimento profissional das mulheres. "Sabemos que avançamos muito, mas ainda há muito o que fazer. Nosso compromisso é garantir que cada mulher tenha oportunidades reais de crescimento, sem os obstáculos que historicamente dificultaram esse caminho", finalizou.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VALTER JOSSI WAGNER
[email protected]


FONTE: https://www.instagram.com/verbonostro/
Notícias Relacionadas »