Etapa final de curso sobre acessibilidade em projetos culturais aborda soluções para público com deficiência visual
Verbo Nostro
25/03/2025 17h01 - Atualizado há 6 dias
divulgação
A quarta e última aula do curso acontece nesta quarta-feira (26/3), às 17h15
Ribeirão Preto (SP), 25 de março de 2025 – A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto realiza, nesta quarta-feira (26), às 17h15, a última aula do curso “Desenvolvimento de projetos culturais acessíveis”. O encontro abordará a acessibilidade para pessoas com deficiência visual e conta com a participação da psicóloga Vitória Santos e da estudante de jornalismo Gleice Priscila, deficiente visual que atua na área de tecnologia assistiva (O termo TA é utilizado para identificar recursos e serviços voltados às pessoas com deficiência, visando propiciar autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. A atividade será realizada na sede da instituição (Rua Prof. Mariano Siqueira, 81, Jardim América).
No encontro, a psicóloga Vitória Santos pretende sensibilizar os participantes e destacar aspectos técnicos que contribuem para a promoção da acessibilidade em eventos culturais. Segundo ela, a acessibilidade não apenas permite a participação de pessoas com deficiência visual nas atividades culturais, mas também fortalece o direito à cidadania. “Ambientes acessíveis proporcionam experiências enriquecedoras e ampliam o contato com diferentes expressões artísticas”, afirma.
Entre as adaptações consideradas essenciais para a acessibilidade em eventos, Vitória Santos destaca o uso de guias e mapas táteis para facilitar a locomoção em grandes espaços, audioguias internos para descrever exposições, espetáculos e obras de arte, além de tecnologias assistivas, como softwares de reconhecimento de voz que convertem texto em áudio. A psicóloga também ressalta a importância de programas de acessibilidade sensorial, que exploram o tato e o som para ampliar a experiência deste público.
A estudante de jornalismo Gleice Priscila, que também participará do encontro, destaca uma iniciativa do Instituto Figueiredo Ferraz, que, em 2023, promoveu uma exposição acessível para pessoas com deficiência visual. “Eles prepararam uma maquete tátil do museu e de algumas pequenas obras, permitindo que os visitantes tocassem e percebessem a estrutura arquitetônica do espaço e das peças expostas. Além disso, utilizaram audiodescrição, descrições em braile e recursos sensoriais nas obras”, exemplifica, deixando um recado para os produtores e gestores culturais que ainda não priorizam a acessibilidade em seus projetos: “A partir do momento em que temos um olhar empático e sensível para as dificuldades do outro, automaticamente entregamos um serviço de maior qualidade para todos. Pequenas mudanças podem gerar grandes impactos e fazer a diferença para todos os envolvidos”, conclui.
O primeiro encontro do curso “Desenvolvimento de Projetos Culturais Acessíveis” aconteceu no dia 6 de março, com o produtor cultural Justino Junior e abordou a acessibilidade para cadeirantes. Na semana seguinte, a atividade foi com a pedagoga e docente de Atendimento Educacional Especializado, Mayra Zanetti, que falou sobre eventos para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Na semana passada, o curso recebeu membros da RibDown e a assistente social, Ana Letícia Francoy, que trabalharam o tema das pessoas com Síndrome de Down.
SERVIÇO:
Curso “Desenvolvimento de projetos culturais acessíveis para pessoas com deficiência visual”, com Vitória Santos e Gleice Priscila
Data: 26 de março (quarta-feira)
Horário: 17h15
Local: Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (Rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América – Ribeirão Preto)
Informações e inscrições: (16) 3911-1050
Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país e também por feiras em municípios do interior paulista. Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade estabeleceu sua experiência no setor cultural e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VALTER JOSSI WAGNER
[email protected]
FONTE: https://www.instagram.com/verbonostro/