O uso da Inteligência Artificial (IA) na agricultura pode aumentar a produção global de alimentos em 70% até 2050, de acordo com dados do estudo da PwC. Dentro e fora do campo, a inovação está transformando o agronegócio. Na fase de captação de recursos, empresas como a Agree, especializada em soluções financeiras para o setor, têm desenvolvido soluções tecnológicas para otimizar o acesso ao crédito com o objetivo de tornar o processo mais ágil, acessível e transparente.
A plataforma da agfintech automatiza a coleta e análise de informações, reduzindo gargalos e conectando produtores a bancos de forma eficiente. "O processo, antes burocrático e demorado, agora se torna automatizado, permitindo que as informações sejam organizadas e apresentadas aos bancos de forma estruturada, acelerando a liberação dos recursos", afirma Rayssa de Melo, cofundadora da Agree.
A inteligência artificial também tem sido utilizada na análise de crédito, possibilitando uma avaliação mais rápida e precisa do risco, considerando variáveis como histórico financeiro, produtividade e dados climáticos. "A IA reduz o tempo de resposta e minimiza erros na análise documental, garantindo que produtores com bom desempenho tenham melhores condições de financiamento. Além disso, torna o processo mais seguro para as instituições financeiras, reduzindo a inadimplência no setor e precificando individualmente cada cliente", destaca Rayssa.
A digitalização também impacta a tomada de decisão dos bancos na concessão de crédito. Com acesso a dados estruturados e confiáveis, as instituições financeiras podem personalizar ofertas e reduzir riscos.
Recém lançada, a plataforma da Agree possui integração eficiente de dados, facilitando o envio de documentos e a análise de crédito. "Ajustamos nossos critérios de avaliação para oferecer soluções ainda mais alinhadas às necessidades do campo. O objetivo é garantir que os produtores tenham acesso ao crédito de forma rápida e segura", explica Rayssa.
Aplicativos de gestão rural
Além das plataformas de captação de crédito, outras tecnologias contribuem para melhorar o acesso dos produtores a financiamentos. Aplicativos de gerenciamento rural, por exemplo, auxiliam os agricultores a manterem suas finanças organizadas, registrando custos de produção, fluxo de caixa e outros indicadores essenciais.
"Uma gestão mais eficiente facilita a aprovação de crédito, pois os bancos enxergam um produtor mais preparado e com maior controle financeiro. Além disso, essas ferramentas ajudam na tomada de decisões estratégicas, como o melhor momento para investir ou renegociar dívidas", ressalta a especialista.
Sobre a Agree
Fundada em 2022 a partir da união de profissionais com mais de 15 anos de experiência na área de crédito para o agronegócio, a Agree é uma empresa especializada na captação de recursos financeiros para produtores rurais e empresas do agro. Com tecnologia, transparência, proximidade e atendimento personalizado, oferece as melhores oportunidades de financiamento, conectando quem precisa de crédito a quem tem recursos para impulsionar os negócios. A empresa já soma R$ 800 milhões em crédito aprovado, + R$ 1,5 bi em limites de crédito aprovado, parceria com +20 instituições financeiras, além de ter representações em Goiás, Bahia e Distrito Federal. O portfólio de serviços inclui, ainda, oportunidades de captação de recursos no Mercado de Capitais e consultoria para reestruturação de finanças.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LILIAN DA CRUZ
[email protected]