Visto Aprovado: O que fazer ao chegar e como se adaptar aos EUA.

Ao desembarcar nos Estados Unidos, imigrantes com visto aprovado devem seguir alguns procedimentos essenciais para garantir sua legalização e integração à sociedade americana.

SAMANTHA DI KHALI
19/03/2025 12h42 - Atualizado há 1 semana
Visto Aprovado: O que fazer ao chegar e como se adaptar aos EUA.
Divulgação

A decisão de imigrar para os Estados Unidos com um visto de imigrante aprovado marca o início de uma nova fase na vida de muitas famílias brasileiras. No entanto, tão importante quanto a conquista do visto é compreender os primeiros passos necessários para uma transição bem-sucedida. Desde questões burocráticas até as mudanças no dia a dia, a adaptação a um novo país exige planejamento e conhecimento sobre os direitos e deveres do imigrante legal.

Ao desembarcar nos Estados Unidos, imigrantes com visto aprovado devem seguir alguns procedimentos essenciais para garantir sua legalização e integração à sociedade americana. Entre as primeiras providências a serem tomadas para aqueles que receberam o Green Card, é solicitar o SSN (Social Security Number), fundamental para trabalhar legalmente ( em alguns casos o pedido é feito automaticamente na solicitação do visto).

Entre as providencias práticas, o imigrante deve abrir uma conta bancária em uma instituição financeira americana (para isso, geralmente são necessários o passaporte, o SSN e um comprovante de endereço) e obter uma carteira de motorista local ( cada estado tem regras específicas, então é importante consultar o DMV da região onde se estabelecerá).

Famílias com crianças devem matriculá-las em escolas públicas ou privadas. Nos EUA, a educação pública é gratuita e obrigatória até o ensino médio.

A advogada de imigração, Ingrid Domingues McConville, que atua nos Estados Unidos há mais de 30 anos, adverte que a transição para os Estados Unidos envolve uma série de adaptações, tanto culturais quanto financeiras e emocionais. Uma das principais mudanças enfrentadas por famílias brasileiras é o idioma que passará a ser a língua predominante no cotidiano, exigindo esforço e aprendizado.

O custo de vida pode variar significativamente de acordo com o estado e cidade escolhidos, exigindo planejamento e adaptação financeira.

A saudade e a integração Social nos primeiros anos vão fazer parte dos desafios de ser um imigrante, devido à distância da família no Brasil e a necessidade de construir uma nova rede de apoio social.

Os imigrantes que obtêm a residência permanente nos Estados Unidos (Green Card) têm direitos garantidos pela legislação americana. Direito de Moradia e Trabalho, Acesso a Benefícios Públicos (assistência médica e social), Direito à Educação, Proteção pelas Leis Trabalhistas e Possibilidade de Naturalização (Após um período de residência contínua).

A chegada aos Estados Unidos com um visto de imigrante aprovado é um momento de grandes mudanças e desafios. Imigrantes brasileiros podem construir uma vida estável e próspera no país. Planejamento, resiliência e disposição para aprender são fundamentais para garantir uma transição bem-sucedida para essa nova etapa, afirma Ingrid Domingues McConville.

Saiba mais sobre imigração para EUA: @dmvisalaw

 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Samantha di Khali Comunica
[email protected]


Notícias Relacionadas »