Como adoção de práticas sustentáveis pode reduzir o consumo de água na construção civil

Dados do US Green Building Council apontam que a construção civil consome mais de 20% da água tratada no mundo

BARBARA CONTINI
19/03/2025 15h34 - Atualizado há 1 mês

Como adoção de práticas sustentáveis pode reduzir o consumo de água na construção civil
Divulgação: Obramax
Como adoção de práticas sustentáveis pode reduzir o consumo de água na construção civil
Dados do US Green Building Council apontam que a construção civil consome mais de 20% da água tratada no mundo

Março, 2025 - O planeta tem enfrentado vários desafios relacionados ao aquecimento global. A água, um dos recursos naturais mais essenciais da vida, tem entrado no debate mundial, pois a gestão deste recurso pode garantir o fornecimento adequado à população. Segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), o consumo médio de água no país é de 154 litros por pessoa por dia, o que torna urgente a adoção de práticas sustentáveis em todos os setores. Na construção civil, esse desafio é ainda mais significativo, uma vez que, de acordo com o US Green Building Council, o setor é responsável por mais de 20% do consumo global de água tratada.

Em resposta a esse desafio, a Obramax, maior atacarejo de materiais de construção do Brasil, tem se dedicado a oferecer soluções para reduzir o consumo de água em obras e reformas. A empresa disponibiliza em todas as lojas e na internet produtos como vasos sanitários com descarga de duplo acionamento, que ajudam a diminuir em até 60% o desperdício de água. Outra opção são as torneiras temporizadas, que podem reduzir o consumo em até 45%, sendo ideais para otimizar o uso da água em lavatórios e cozinhas.

De acordo com Thibaut Fenart, diretor de expansão, além dessas soluções, a empresa também oferece conectores de mangueira que otimizam o fluxo de água, reduzindo desperdícios, e sistemas de captação de água da chuva, que permitem seu reaproveitamento em atividades não potáveis, como irrigação e limpeza. “Percebemos que, especialmente em grandes obras, há uma preocupação crescente com o consumo consciente de água. Essa mudança tem se refletido tanto nas decisões de compra quanto no desenvolvimento de projetos”, completa o executivo.

Thibaut acrescenta que essas tecnologias, cada vez mais requisitadas no mercado da construção, não apenas contribuem para a preservação ambiental, mas também oferecem uma importante vantagem econômica para os projetos.

O diretor de expansão complementa que Obramax também está comprometida com as questões ambientais e incorporou diretrizes para oferecer produtos com menor impacto na natureza. "Adotamos a estratégia global We Make it Positive, implementada em 2020, que coloca a sustentabilidade no centro do nosso negócio. Nossa abordagem ESG busca desenvolver soluções que beneficiem tanto o meio ambiente quanto a sociedade, incluindo produtos que ajudam os clientes a economizar água e energia." – Thibaut Fenart.

Dicas para economizar água em casa
Obramax indica algumas medidas que as pessoas podem adotar para evitar desperdício de água.
  • Evitar torneiras abertas enquanto escova dos dentes
  • Evitar banhos demorados
  • Fazer manutenção regular das torneiras, mangueiras e descargas, evitando vazamentos
  • Use água da chuva para molhar plantas e lavar calçadas
  • Utilizar cisternas e reservatórios para armazenar água da chuva
  • Instalar torneiras, chuveiros e vasos sanitários com mecanismos de baixo consumo de água
Saiba mais sobre como economizar água acessando o canal da Obramax no Youtube.
Sobre a Obramax  
A Obramax faz parte do grupo Adeo e iniciou sua operação no Brasil em 2018. A marca é o maior atacarejo de materiais de construção do país aberto a todos e já conta com 9 lojas físicas omnicanal, mais de 16 mil produtos a pronta entrega e está em grande expansão pelo território nacional. A empresa também está presente na França, Itália, Polônia e Espanha, onde atende pelo nome de Bricoman, Obramat e Tecnomat.  

Sobre Grupo Adeo   
O Grupo Adeo nasceu em 1923, com a marca Leroy Merlin. Está presente em 21 países com mais de 1000 lojas, divididas em 6 marcas independentes. A instituição emprega cerca de 110 mil colaboradores, atendendo cerca de um milhão e meio de clientes por dia no mundo.   

Informações à imprensa: [email protected]   
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Barbara Magiolo Contini
[email protected]


Notícias Relacionadas »